Estudantes do Colégio São José recebem palestra sobre a Campanha Maio Amarelo
A Secretaria Municipal de Transportes, levou uma palestra educativa ao Colégio São José nessa quarta-feira (22), sobre a Campanha Maio Amarelo, que este ano traz como tema: “Paz no trânsito começa por você”.
“É de suma importância a conscientização dos pais. Nós estamos fazendo aqui uma ação preventiva, para que as crianças sejam agentes. Muitos transtornos são evitáveis, quando os adultos conseguem obedecer a sinalização”, disse Domitila Lopes, professora.
Durante a palestra, que foi ministrada pelo Agente de Trânsito, Antônio Kleuton, diversas dicas foram dadas aos estudantes, para que eles alertem os próprios pais e mães, durante o trajeto para a escola, ou mesmo no dia a dia, ao trafegarem pela cidade acompanhado de adultos que estejam conduzindo algum veículo, a exemplo: manter o veículo em bom estado; nunca usar o celular ao volante ou beber se for dirigir; respeitar a sinalização; andar devagar; evitar distrações; usar o capacete; cinto de segurança; dentre outras dicas.
“Nós estamos na Campanha Maio Amarelo, e estamos conscientizando os pais e os filhos, de que nós estamos elegendo as crianças como agentes mirins, para que as crianças não estressem os pais. Temos que ter um trânsito consciente. Quando trazemos essa paz no trânsito, nós estamos trazendo para a sociedade, que nós podemos evitar as mortes, os acidentes. Aqui em Caxias tem acontecido muitas mortes no trânsito. Nós estamos voltando principalmente para a educação”, disse Antônio Kleuton, agente de trânsito.
A criançada também interagiu durante a palestra. Eles também assistiram vídeos explicativos que alertam sobre o perigo da imprudência no trânsito.
“Pra todo mundo colaborar com o trânsito, para que todo mundo fique em segurança. Os carros fiquem bonitos, a cidade fique bonita, e com o trânsito tudo melhora”, disse Fabinho, aluno.
“Muito bom, pois a gente vai saber as placas que pode parar ou não. Eu achei a muito bom ser uma agente mirim”, disse Maria Rita, aluna.
“A gente tem que obedecer as leis de trânsito, colocar o cinto, andar devagar. Tem muito carro aqui e a gente tem que tomar cuidado, porque os carros vão na maior velocidade, nem liga para a gente”, disse Édem Samuel, aluno.