Oficina de Acolhimento e Classificação de Risco na Atenção Primária é realizada para profissionais de saúde de Caxias (MA)
O Núcleo de Educação Permanente da Atenção Primária à Saúde, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias (MA), realizou de 21 a 23 de maio, uma Oficina de Acolhimento e Classificação de Risco na Atenção Primária à Saúde. Dentre as temáticas abordadas, estão: a apresentação da rede de urgência e emergência do município, planificação, acolhimento, classificação de risco, além de discussão de casos clínicos.
Marisa Costa, representante do Núcleo de Educação Permanente da Atenção Primária à Saúde, falou sobre a importância da oficina para organização dos serviços de saúde do município. “Quando a Atenção Primária se organiza, os outros níveis de atenção começam a sentir também uma melhor organização. A proposta é que chegue nos hospitais as pessoas que realmente precisam estar lá e que os profissionais de lá possam dedicar o tempo e a energia deles para o cuidado dessas pessoas que mais precisam”, disse.
A médica e responsável técnica dos médicos da Atenção Primária em Caxias, Francisca Fernandes, destacou o objetivo da capacitação. “Trazer para os colaboradores e para a comunidade em geral que a Unidade Básica de Saúde também é uma porta de entrada para as redes de urgência e emergência, para as situações agudas, e isso traz uma diminuição de fluxo na porta secundária, como a UPA e o Complexo Hospitalar Gentil Filho, e é esse o nosso intuito, mostrar que as UBSs tem condições de fazer a classificação de risco e atender as demandas de menor complexidade”, frisou.
“A capacitação nos ajuda a prover a assistência necessária para o usuário, tanto da UBS, quanto dos demais pontos da rede. Nos ajudando a nos preparar enquanto profissionais para que a gente possa prover esse cuidado integral ao individuo”, destacou o psicólogo da UBS Cohab, Kerlyson Rythi.