O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caxias , intensifica os trabalhos de melhoria na rede de abastecimento da cidade, tudo para garantir água potável para as famílias caxienses. Nessa quinta-feira (23), as ações chegaram ao bairro Caldeirões.

No local, as equipes da Autarquia atuaram na substituição da rede de 20 mm, da rua Nova Caldeirões, por uma de 60 mm, garantindo água mais forte para os moradores da via, além de instalarem rede geral em pontos onde não existiam e novas ligações de água.

“Nós estamos fazendo um trabalho de mapeamento em lugares onde precisam de melhorias e extensão de rede, tanto na zona rural quanto na cidade, e já executamos na zona rural e agora estamos dando início a uma etapa de extensões de rede na cidade. Como aqui no bairro Caldeirões, onde já existia a tubulação geral até um determinado ponto da rua, mas estamos acrescentando mais 78 metros de extensão de rede, que irá beneficiar seis famílias. Algumas dessas famílias já tinham água, só que em tubulações com diâmetro mais fino e, consequentemente, o abastecimento não eficiente. E aí, com isso, nós estamos implantando a rede geral, que irá melhorar o abastecimento para essas famílias”, explica a Engenheira do SAAE Caxias, Larissa Amâncio.

O SAAE Caxias atua, de domingo a domingo, com a missão de levar mais qualidade de vida para a população, por meio de serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.

Os trabalhos vão desde a substituição, setorização e ampliação da rede de abastecimento em locais em que os moradores reclamavam de falta d´água ou água fraca durante determinados horários do dia.

Ações que transformam para melhorar a vida de bairros e comunidades, como na casa do Valter Pereira. “A água que vinha era muito fraca, porque como não tinha o cano geral direto, aí a água ficava fraca demais. Mas agora vai melhorar bastante com o cano geral, com certeza. Estou aqui acompanhando o SAAE, graças a Deus, vai melhorar para nós todos aqui. Inclusive para as pessoas que moram nas últimas casas lá na frente, onde geralmente, a água para lá ia muito fraca do que para nós aqui. Mas vai melhorar”, elogia o morador.

A dona de casa, Iris Meire da Silva, está feliz demais pela rede de abastecimento. Ela não tinha água encanada e precisava lavar roupas e louças, diariamente, na casa da filha que também mora no bairro Caldeirões.

“Todo dia eu ia para casa da minha filha. Agora, tendo água em casa, melhora muito até porque eu tenho um problema de saúde, não posso pegar sol. Eu ia todo dia para casa da minha filha para tomar banho, lavar louça e roupa, ia e voltava. A gente estava esperando por isso”, afirmou a moradora.

Somente na gestão do prefeito Fábio Gentil, o SAAE Caxias já instalou mais de 80 km de rede de abastecimento na cidade beneficiando centenas de famílias.