Foi realizada na tarde da última quinta-feira (23), o encerramento da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), em Caxias. O evento aconteceu dos dias 20 a 23 de maio. O objetivo foi realizar ações e capacitações para fortalecer o microempreendedor local.A Semana do MEI foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) Regional Caxias.

Durante os 3 dias de evento, foram realizadas consultorias na Sala do Empreendedor, além de palestras com temáticas de economia criativa, controle financeiro de empresas, dicas de uso de mídias sociais e demais temáticas sobre empreendedorismo.

A Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Adriana Aguiar, falou sobre a semana.

“Todos os temas foram pensados para os empreendedores, aquelas pessoas que têm CNPJ e aquelas que desejam ter um CNPJ. Inclusive, durante toda essa semana a Sala do Empreendedor foi bem movimentada, várias pessoas procuraram a sala para se formalizar. Hoje nós encerramos a semana do mês, tivemos que mudar de local porque atingimos um público maior e só gratidão por essas pessoas estarem buscando mais conhecimento”, disse.

A Consultora do SEBRAE, Francyanne Barradas, foi uma das palestrantes do evento, e destacou a importância de se impulsionar o empreendedorismo na cidade.

“Nosso propósito com a Semana do MEI é impulsionar os empreendedores de Caxias, para que eles possam entender a importância de não trabalhar na informalidade, assim como também despertar uma visão diferenciada do empreendedorismo. Nossa palestra foi sobre a economia criativa, que envolve o artesanato, a cultura, a moda, a fotografia. Nós temos no nosso município muito a agregar com essa geração de renda que é nova e que vem crescendo muito”, frisou.

A Presidente da Associação dos Artesãos de Caxias, Neta Pinheiro, participou do evento e destaca o quanto é importante a Associação estar envolvida em ações empreendedoras.

“Ganhamos muito o conhecimento, por que você entender a economia criativa de uma forma descomplicada é muito interessante. Para nós, que trabalhamos com economia criativa no ramo do artesanato, foi bem proveitoso. Foi uma semana intensa, uma palestra bem interessante, onde a gente abre a mente para o mercado, consegue compreender um pouquinho mais o que é marketing, a gente foi impulsionado a usar mais a nossa criatividade, acreditar no nosso potencial para melhorar o nosso produto cada vez mais e mostrar um produto de qualidade no mercado”, finalizou.