Escuta Ativa acolhe sugestões de trabalhadores e trabalhadoras da cultura de Caxias (MA)
Durante dois dias, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou a Escuta Ativa da Lei Aldir Blanc 2, na Prefeitura de Caxias. No segundo dia de escuta, foram ouvidos os representantes de categorias de ações afirmativas, como povos de terreiros, comunidade quilombola e LGBTQIAPN+, além de representantes de academias, institutos, teatro, dança, pontos culturais e outros segmentos da cultura.
O Secretário de Cultura, Maciel Mourão, falou sobre o segundo dia de Escuta Ativa. “Estamos aqui pra ouvir as propostas agora das ações afirmativas, que são o pessoal de terreiros, a comunidade quilombolas, LGBTQIA+, assim também como as academias caxienses, os institutos, do teatro, da dança também, que queiram fazer propostas para que estejam sendo acolhidas pela Lei Aldir Blanc II aqui no município de Caxias. Estamos aqui de fato para poder ouvi-los o mais próximo possível pra atender com os nossos editais assim como eles desejam” disse.
Todas as sugestões recebidas durante a Escuta Ativa, serão utilizadas para construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR). Ivan de Oxossi, representante dos Povos de Terreiros, falou da importância da ação. “É de suma importância essa escuta para nós aqui no município, especialmente para as comunidades de matrizes africana, que são os terreiros, as tendas. A gente precisa saber das informações, de como vai ser o processo todo para que as casas sejam beneficiadas. Nós já fomos agraciados na primeira lei, agora vamos passando para a segunda”, disse.
Nando Santos, representante da comunidade LGBTQIAPN+, também destacou a importância da Escuta Ativa. “A partir do momento que a gente é ouvido, nossos desejos são colocados em observações, há mais possibilidade de ficar uma coisa mais harmônica e a gente conseguir alcançar o nosso objetivo, porque quando vinha sem ouvir as pessoas era mais difícil, agora não. A partir do momento que a gente é ouvido, a gente chega e coloca nossas propostas e eles avaliam com muito carinho e a gente tem certeza que a coisa fica melhor”, finalizou.