Mutirão de cirurgias de hérnia e vesícula atendeu 24 pessoas no Complexo Hospitalar Gentil Filho
Durante este fim de semana, nesta sexta-feira (31/05) e sábado (01/06), 24 pessoas foram beneficiadas pelo mutirão de cirurgias de hérnia e vesícula, que está sendo realizado pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no Complexo Hospitalar Gentil Filho. Para os pacientes, uma nova vida está surgindo.
“Eu sentia dores, não podia fazer força, aí foi o caso de procurar a fazer a cirurgia. Acontecia de não poder caminhar ou trabalhar por causa da dor. Mas vai ser um alívio graças a Deus a partir de agora com a cirurgia”, disse Raimundo Nonato, paciente.
“Eu fiz exames e agora eu consegui fazer essas cirurgias. Eu tomo geralmente a medicação aqui mesmo no hospital. Quando a gente come algo gorduroso, aí ela ataca, que a gente não sabia se ficava em pé ou sentado, aí tinha que vir pro hospital para tomar remédio. O meu maior medo era que fosse cortado, mas ontem me informaram que é através de vídeo, aí acabou o medo. Eu estou feliz por esse mutirão que está acontecendo”, disse Cristiane de Oliveira, paciente.
O mutirão está atendendo pacientes de Caxias e da região e realizado a cada 15 dias, aos finais de semana, até zerar toda a demanda.
“As cirurgias começaram nessa sexta-feira (31), esse processo vai ter continuidade, mas estamos fazendo vesícula e hérnia, mas teremos outras especialidades, como histerectomia. Vai ser um processo contínuo, isso foi visto pela Secretaria Municipal de Saúde, que nos atendeu. Serão video cirurgias, cirurgias rápidas, a recuperação rápida e vai ter continuidade. Todos os pacientes da regional de Caxias que por algum momento fez busca por esses procedimentos serão beneficiados, nós vamos entrar em contato”, lembra Leônidas Moura, diretor geral do Complexo Hospitalar Gentil Filho.
O médico cirurgião geral e do aparelho digestivo, ressalta que as cirurgias feitas por videolaparoscopia, são minimamente invasivas e o paciente tem alta em 24h.
“Hoje é o segundo dia do mutirão de cirurgias minimamente invasivas. É o uso da tecnologia, em beneficio do tratamento do paciente. Hoje o que a Prefeitura quer, o que o Prefeito Fábio Gentil, as deputadas Amanda e Daniella Gentil, Claudia Coutinho e a secretária Mônia, querem é dar qualidade. Trazer para a cidade de Caxias é trazer o que há de mais moderno em cirurgias do aparelho digestivo. A vantagem da cirurgia é que não tem nenhum corte na barriga, o paciente e em dois três dias ele está em atividade plena. Aqui na região, a cirurgia de vídeo só tem em Caxias, São Luís e Imperatriz”, destaca José Rodrigues, cirurgião geral e do aparelho digestivo.
A Prefeitura de Caxias conta para realizar o mutirão, com o apoio das deputadas: Daniella, Amanda Gentil e Cláudia Coutinho.
“O que a gente quer é minimizar o sofrimento do paciente, tanto em fazer a cirurgia, quanto proporcionar uma melhor qualidade de vida, o paciente tem um pós operatório tranquilo, e é essa a nossa intenção. Nosso objetivo é ampliar o acesso. O Prefeito Fábio Gentil, em acordo com as deputadas, Daniella, Amanda Gentil e Claudia Coutinho, acordaram para que a gente ampliasse o acesso para Caxias e região”, disse Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.