A Prefeitura de Caxias (MA), participou nessa quarta-feira (05), do ‘III Fórum de Soluções Corporativas: Turismo e suas Possibilidades’, que foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Caxias (MA). A proposta é descobrir novos potenciais de Caxias na indústria do turismo.

Gestores públicos, empresários e representantes de setores da sociedade civil organizada também estiveram presentes. O Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, destacou que fica feliz em ver que a cidade passou a ser discutida com perspectivas futuras de forma planejada e ao redor de ideias coletivas.

“A gente entende que o turismo muda a realidade das pessoas com muito mais rapidez. E a gente acredita que o turismo deve ser desenvolvido cada vez mais em Caxias”, destaca Luciana Bezerra, empresária.

“Estamos discutindo o eixo do turismo. Estamos trabalhando o turismo de aventura, turismo de abertura, cultura, ecoturismo, gastronomia para que Caxias e região possa se desenvolver cada vez mais tanto em estrutura como em pessoal. Cada pessoa que esteve aqui trouxe suas ideias”, destaca Eurizélia Lima, integrante do Líder Cocais.

“Discutimos turismo e suas possibilidades. Então, envolve cada um de nós. Hoje tivemos um momento com a rede de hotelaria, tivemos palestras, e foram momentos de socialização. O grupo estuda e realiza”, disse Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

Caxias passou a tratar sobre turismo com mais intensidade, desde de 2017, quando a Prefeitura Municipal de Caxias, construiu o Mirante da Balaiada, grandes praças na cidade, criou eventos como a Feirinha da Gente e Feira Gastronômica, o Natal Iluminado, além de melhorias no aspecto urbano do Centro Histórico de Caxias.

“O SENAC nos oportunizou trazer esse evento do Senac Maranhão. E, aqui nós tivemos uma plateia que discutiu o turismo em suas possibilidades. A gente acredita que tudo isso será colocado em um plano de ação, e a nossa expectativa é que a gente saia dessa discussão de hoje, e avance na prática para que o município e a região sinta o reflexo do evento”, disse Rosy Bonfim”, gerente do SENAC Caxias.

“É importante essa união do setor público com a iniciativa privada, porque a gente discute e encontra soluções para o nosso município. A gente está aqui com vários segmentos e nós teremos uma carta de intenções para que possamos colocar em prática o nosso turismo. Caxias está de parabéns, parabéns ao SENAC pela iniciativa e Caxias merece ser a cidade que a gente quer”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias.