Os Jogos Escolares de Caxias (MA), realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, conta com o decisivo apoio de federações e associações de arbitragem, que fazem com que as regras do jogo sejam seguidas. A Federação de Futsal do Maranhão (FEFUSMA), associados a Associação Maranhense de Árbitros de Futsal (AMAFUSA), e a Associação Maranhense de Árbitros de Futebol do Interior (AMAFI).

Dentre as competências da Arbitragem estão: Apitar, controlar o jogo, marcar faltas, aplicar advertências, iniciar e acabar o jogo no tempo determinado, dentre outras.

“Estamos com 19 árbitros com 5 mesários. Todos os anos a gente vai a São Luís para nos qualificarmos, para adquirir conhecimentos e aplicar e nos doar bastante e aplicar as regras. Sabemos que é difícil, porque são pais, mães, crianças, treinadores, mas a gente se esforça ao máximo para desenvolver um bom trabalho”, destaca Adson Broa, coordenador da AMAFI.

“A competição sem arbitragem não vai a lugar nenhum. É um trabalho de qualificação constante. Começa em janeiro e vai até o final do ano. E, constantemente estamos fazendo cursos de qualificação e treinamentos nas regionais”, destaca Nilson Carvalho, árbitro da FEFUSMA.

Federação Maranhense de Voleibol, também está presente nos Jogos Escolares, com: 03 árbitros e 03 mesários e 04 boleiros. Os árbitros atuam tanto no Vôlei de areia, quanto no Vôlei de quadra. Além dessas modalidades, todas as 22 modalidades esportivas também contam com os seus respectivos árbitros, que desempenham um trabalho para que a disputa seja equilibrada e todos tenham um resultado justo.