A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, através da Coordenação de Patrimônio Histórico, realizou nessa quinta-feira (06), uma panfletagem sobre educação patrimonial. Durante a ação, pessoas foram abordadas, e informações sobre o Patrimônio Material e Imaterial de Caxias foram levadas a quem passou pela Praça do Pantheon.

“O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação e conservação do Patrimônio Histórico, onde eles vão estar entregando folders e trazendo informações básicas sobre Patrimônio Histórico, até porque o nosso município é rico em patrimônio tanto material quanto imaterial”, destaca Vitor Salazar – assessor jurídico do Departamento de Patrimônio Histórico.

Caxias é, uma das cidades mais ricas do Maranhão em Patrimônio Histórico Material e Imaterial, que estão representados em: prédios históricos, igrejas, casarões, prédios públicos antigos, além das danças, lendas, dentre outros. A ação, contou com o apoio de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo.

“Hoje estamos aqui para conscientizar a população para que possamos preservar o patrimônio histórico. Esse período estamos pegando uma disciplina no curso sobre a patrimônio histórico, inclusive a gente conheceu todo o acervo da cidade. Caxias tem muitos exemplos dessa história que foi deixada como herança”, disse Maria Inês – estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo.

“Eu trago isso para os meus alunos que é o preservar, a cultura, as tradições, os bens públicos da cidade, porque preserva o passado e contribui com o presente e o futuro da comunidade. Fortalece a identidade, porque isso temos que zelar para as novas gerações”, disse Charles César, professor.