Xadrez movimenta Jogos Escolares de Caxias (MA) com 134 participantes no Caxias Shopping
Nesse domingo (09), a modalidade Xadrez também foi disputada no Caxias Shopping, pelos Jogos Escolares de Caxias (MA). O Xadrez é um esporte de dois jogadores, que pode ser classificado como um jogo de tabuleiro estratégico, tanto recreativo quanto competitivo. Nos Jogos Escolares de Caxias, é competitivo e teve 134 participantes.
“O Xadrez trabalha o raciocínio e técnicas para a solução de problemas. Além disso, trabalha matemática, história, geografia e língua estrangeiras. Aqui o nível está muito bom“, frisa Magno Márcio, organização.
E, os meninos e meninas gostam bastante do Xadrez exatamente pelas possibilidades matemáticas, históricas, concentração e até mesmo de cordialidade trabalhadas durante a competição diante do adversário.
“O Xadrez ajuda e exerce no local de inteligência. Ajuda na matemática e nos estudos. Essa agora eu venci e na anterior eu empatei. Então, foi um bom desempenho nessa minha primeira vez participando dos jogos”, disse Joana Gabriele, atleta.
“É um jogo lógico, que ajuda diretamente no cérebro. É um dos jogos que mais respeita o oponente, tem que ter uma classe para jogar”, frisa Penélope Dominique, atleta.
“Eu tenho 4 meses estudando o Xadrez, e aqui estou em terceiro lugar. Eu vou continuar eu gosto muito”, ressalta Francimar, atleta.
“Eles vão levar esse legado para toda a vida. É necessário que o educando leve para suas vidas esse ensinamento até mesmo para a vida profissional”, lembra Genivaldo Abreu, professor do Achiles Cruz e Bayma Júnior.
Para a psicóloga Whitney Paula, o Xadrez ajuda as crianças e adolescentes a trabalhar conflitos emocionais, sendo uma modalidade bastante recomendada.
“Ele contribui muito com atenção, memória, concentração. É um espaço de muita atenção, daí a gente enfatizar a importância da psicologia, para conseguir tranquilizar. A gente sabe que por traz da competição traz benefícios em saber a guardar, competir e fortalece outras habilidades sociais para que ela possa aplicar habilidades de comunicação com os outros”, afirma Whitney Paula, psicóloga.
Este professor de Matemática também destaca a importância da prática do Xadrez, afinal os alunos vão estar sendo preparados para a vida, e o Xadrez é um jogo estratégico.
“É um jogo milenar inventado pelos indianos e ajuda na parte mental, ele prolonga o estilo de vida da pessoa. E, vai equilibrar o que acontece no tabuleiro com a situação da sua vida, porque é um jogo que mexe muito com o raciocínio. Isso ajuda no dia a dia nos cálculos matemáticos. É um jogo que mexe com a arte do saber”, frisa Antônio José, professor de Matemática.