Nessa segunda-feira (10), mais uma capacitação mensal foi realizada pela coordenação da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), na Escola Leôncio Alves Araújo. A capacitação é realizada uma vez por mês. Dessa vez todos tiveram a oportunidade de saber como inserir o estudo do cordel como estratégia no ensino.

“Nós vivemos falar sobre o Cordel. Nós trouxemos a oportunidade para que se possa trabalhar história, geografia, literatura interdisciplinar junto aos alunos. A EJAI é essa modalidade que dá essa chance da pessoa voltar a estudar e seguir nos estudos e quem sabe fazer até um curso superior”, destaca Mikeias Cardoso, cordelista.

“O professor tem que estar sempre se capacitando. Nós temos que ser multidisciplinar porque sempre devemos trabalhar a realidade deles, para que eles possam trazer as experiências de vida e a gente possa interagir com eles”, disse Núbia Alves, Professora.

A proposta dessa capacitação foi trabalhar a temática junina de forma lúdica com os estudantes. Atualmente, mais de 2 mil estudantes integram a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, na zona urbana e zona rural.

“No que se refere a parte pedagógica, trouxemos uma temática voltada ao período junino, onde o aluno terá uma aula para aprender de forma mais significativa. Na Flict passada, falou-se em mulheres em evidência, e nós temos que tornar a EJAI em evidência. Por isso, temos que trabalhar aulas diferenciadas para que ao final da aula o aluno sinta prazer em estar na aula”, disse Silvana Sales, coordenação da EJAI.

“Esta é a formação em serviço que acontece todos os meses, para os professores da 1ª e 2ª etapa. No primeiro momento dissemos como os conteúdos podem ser trabalhados em sala. Passamos alguns informes, tivemos a participação do professor Mikeias com o Cordel e estamos passando essa mensagem de confiança aos nossos professores”, frisa Gilberto Medeiros, coordenação da EJAI.