Agricultores familiares de Caxias (MA), vão ampliar ainda mais o leque de possibilidades para escoar a produção. È que eles passaram por uma capacitação, ofertada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate a Fome, ministrada em Caxias, pela empresa GR Marketing. Nessa quarta-feira (12), no auditório da Prefeitura de Caxias (MA), aproximadamente 50 agricultores aprenderam como vencer os produtos para alimentação escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“É importante para nós essa capacitação. Porque a gente tem que produzir e ter para onde escoar. Nós já vem pela cooperativa Coopevida trabalhando e tendo mais um acesso melhor ainda. A gente produz melancia e melão”, disse Olivan Santos, agricultor (povoado Santa Rosa).

“O PNAE é muito interessante para que a gente possa fornecer para a merenda escolar. Melancia, quiabo, milho e outros produtos dá para fornecer”, disse Branco – integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias (MA)

Os agricultores foram mobilizados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio. Além de abrir novas possibilidades aos produtores rurais, a alimentação escolar também ganha, com produtos mais saudáveis entrando na merenda escolar servida aos estudantes da rede municipal.

“A gente tem alguns critérios que o produtor deve seguir para fornecer, seguindo o regimento do programa. O objetivo é exatamente fornecer uma alimentação saudável para a alimentação escolar”, explica Shalana Paiva, consultora.

“Essa capacitação é um curso para que os nossos produtores possam fornecer nas compras públicas mais diretamente para o PNAE, onde os produtores vendem para a merenda escolar. A ideia é que eles saibam todo o roteiro de como devem se adequar para fornecer seus produtos. A princípio foram abertas 50 vagas, mas nós tivemos mais de 70 inscritos”, destaca Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.