Nesta sexta-feira (14), uma caminhada dentro da Campanha Junho Violeta, foi realizada pelo Centro Histórico de Caxias, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e contou com a participação de colaboradores dos equipamentos socioassistenciais que assistem os idosos.

“Estamos no mês de conscientização pelo fim da violência contra a pessoa idosa, onde a gente diz que a Idade não é desculpa, e direito não envelhece. E, que nós temos que proteger nossos idosos. A Prefeitura de Caxias, por meio do nosso prefeito Fábio Gentil, através da Secretaria de Assistência Social, estamos reunidos em um só propósito para proteger os nossos idosos”, destaca Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.

A Caminhada saiu da sede da SMADS, seguiu pela Praça do Pantheon, passando em frente ao Shopping da Gente e retornando novamente para a Praça Cândido Mendes. A proposta é construir uma cidade mais justa e humanizada, com respeito aos direitos dos idosos.

O objetivo da caminhada, foi sensibilizar a população sobre a importância de proteger e respeitar os direitos da pessoa idosa. Pelas ruas, além de faixas e cartazes, palavras de conscientização também eram destacadas em um carro de som. Para as idosas é importante ter uma rede que protege os idosos em Caxias (MA), que conta com 7 Centros de Convivência de Idosos (CCI’s) e Centros Comunitários.

“Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus em viver a vida que nós vive hoje”, disse Maria da Graça, idosa.

“A gente tem que ter fé em Deus para que nada aconteça com a gente. E, é importante que protege a gente. Hoje no CCI nós temos muitas atividades. E, agora mesmo pelo São João nós temos muitas atividades”, disse Osmarina Ribeiro, idosa.

“Todos os dias nós combatemos a violência contra o idoso. Dia 15 é o dia de combate a violência contra a pessoa idosa, e hoje a SMADS e o Conselho deram as mãos, para que a gente pudesse fazer esse momento”, disse Cinthia Moura, presidente do Conselho do Idoso.