A Banda Lira Municipal ligada à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, diariamente realiza ensaios para estar pronta para os eventos oficiais e não oficiais, quando solicitada. A Banda Lira faz presença marcante nas solenidades, animando ou emocionando em eventos de caráter religioso, ou ainda em ocasiões mais solenes.

A primeira tocata da Banda foi em 19 de abril de 1979, marcando o começo da Banda. E, de lá para cá, só tem se aprimorado com o tempo, além de chegar aos 45 anos com muito mais organização e comprometimento dos seus integrantes, em apresentar um belo espetáculo a cada apresentação.

“A banda atende principalmente eventos públicos, igrejas, escolas, solenidades da Prefeitura e convites de outras cidades. O ano todo a gente tem ensaios aqui. A gente vai trabalhando o repertório conforme o calendário das datas comemorativas”, destaca Jhony Rios, maestro.

“Embora não seja mais tão frequentes como antes, a Banda ainda se faz presente em velórios na cidade de Caxias (MA). “É mais difícil, mas a gente ainda faz velórios”, destaca Jhony Rios, maestro.

A Banda é composta por um seleto grupo de 25 músicos e instrumentistas que imprimem qualidade à música tocada nas apresentações, por cada um dos instrumentos: Madeira – Sax Alto, Tenor, Clarinete; Metal – Trompete e Trombone; Percussão – Bumbo, Prato, Caixa; e, Harmonia – Violão, Guitarra, Teclado e Contrabaixo.