Manipuladores e manipuladoras de alimentos que preparam a alimentação escolar dos estudantes da Rede Municipal de Educação, passaram por mais uma capacitação, em boas práticas de manipulação de alimentos nessa quinta-feira (20), no auditório do Centro de Treinamento João Paulo II. Este ano, estudantes da UniFacema colaboraram com a formação.

É de grande importância que possamos ter palestras como estas. Eu aprendi mais sobre o descongelamento. Eu pensava que o descongelamento e refrigeração era a mesma coisa, e nesse treinamento ficou mais claro, por que a gente aprendeu mais. O pré preparo, a preparação, e também aprendemos que manipuladores não são somente as pessoas que preparam os alimentos, mas também as pessoas que levam os produtos até a escola”, destaca Vanderleia dos Santos, manipuladora de alimentos da escola Arlindo Fernandes.

A capacitação é de grande importância, porque amplia os nossos conhecimentos dentro da escola, e faz com que os alunos tenham uma alimentação de boa qualidade e livre de qualquer contaminação”, disse Evilene Soares, manipuladora de alimentos.

A capacitação é voltada a todos os manipuladores de alimentos, é feita anualmente. E, este ano estamos com a parceria da UniFacema. Na verdade estamos abordando todas as boas práticas de manipulação dos alimentos, que vão desde o recebimento dos produtos até a entrega desse produto pronto para a alimentação escolar”, destaca Lícia Pinheiro, coordenadora de alimentação escolar.

Atualmente mais de 35 mil estudantes fazem parte da Rede Municipal de Educação, da creche ao 9 ano e todos têm acesso a alimentação escolar. Nas escolas de tempo integral por exemplo, são 4 alimentações por dia. O objetivo é garantir que todas as refeições estejam com o máximo de qualidade e sigam as boas práticas, seguindo as recomendações nutricionais.

As boas práticas de alimentação é um treinamento dado todo ano as manipuladoras de alimentos. E, este ano, estamos dando a oportunidade de juntamente com a UniFacema, estarem fazendo um trabalho junto as nutricionistas de Caxias. A tendência é sempre fazer com que as manipuladoras e manipuladores de alimentos entendam a importância dessas boas práticas na escola. Nós também aproveitamos para entregar todos os kits para as manipuladoras. Esse kit é composto, por: toucas, luvas, máscaras, camiseta. E, esse kit é para que os manipuladores entendam que dentro da cantina elas devem estar com as EPI’s. As crianças nas escolas passam por um trabalho de nutrição para dar a melhor alimentação. A alimentação é dividida em alimentação da educação infantil, ensino fundamental 1 e 2 e EJAI “, frisa Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Essa capacitação qualifica os nosso manipuladores de alimentos, tanto para as escolas de tempo integral que são 4 refeições, quanto as demais escolas que são duas refeições que nós criamos o desjejum, que é o café da manhã. Nós precisamos oferecer o alimento, precisamos também oferecer uma qualidade. Nós ficamos felizes porque estamos capacitando. E, esse conhecimento adquirido, vai servir para que possam estar qualificando. A nossa intenção é encontrar uma forma de gratificá-los, considerando que o trabalho aumentou. E, nós estamos estudando um caminho para dá um abono a cada um deles”, frisa Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).