Mais de 50 mil prestigiam shows e apresentações culturais na 8ª noite do São João Que a Gente Quer
A oitava noite do São João que a Gente Quer, promovido pela prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, reuniu mais de 50 mil pessoas no Parque da Cidade. Pela primeira vez se apresentando no São João, o Carimbó Incendiando Corações, formado por 21 meninas estudantes do Colégio Militar 2 de julho.
“O Arraial da Escola, desde o primeiro ano, tem esse nome de ‘incendiando os corações’. E esse ano, quando a gente viu o edital da prefeitura de Caxias, só fortaleceu ainda mais a tradição. E a gente resolveu se inscrever, a professora acreditou, as alunas acreditaram também. E assim, foi um incentivo muito grande. Elas ficaram muito felizes quando o resultado saiu, que elas vinham se apresentar. Hoje, quando a gente vinha no ônibus pra apresentação, elas estavam ansiosas na expectativa. A gente espera que permaneça essa cultura de incentivar as escolas a participarem, porque a gente viu que fez muito bem”, ressalta a coordenadora da Escola Militar 2 de Julho, Fabiana Lima.
O Cacuriá de D. Roxinha também abrilhantou o tablado do Parque da Cidade, com toda a sensualidade da dança popular do Maranhão.
“Olha, o Cacuriá, na verdade, ele surgiu por admiração que eu tenho pelo Cacuriá da Dona Teté em São Luís. Eu tive o prazer de conhecer ela, foi nos primeiros anos que ela esteve aqui e aí eu me encantei, conversei com ela. Aí eu disse, gente, quando termina a quadrilha, a temporada, esses meninos se espalham. Aí eu disse, eu vou tentar montar um grupo pra manter eles e eu certo. São de vários bairros. Estamos com uma quadrilha composta de 38 pares, fora o pessoal de apoio que são em 30, diretoria são 12. E nesse propósito, é que a gente faz esse trabalho, acompanhando eles, acompanhando a família, o que a gente pode fazer, a gente faz pra ajudar”, explica a presidente do Cacuriá, Dona Roxinha.
“Marias Força, coragem e Luta”, foi a temática escolhida pela Quadrilha Junina Brilho do Sertão, do bairro Vila Lobão para o São João deste ano. Uma energia que contagiou o Parque da Cidade com todo o seu brilho, cores vibrantes e muita alegria. “É uma forma de expressar a luta das mulheres, não só brasileiras, mas do mundo inteiro. A gente participou de vários arraiais levando essa temática e, por onde a gente passou, o grupo foi muito aplaudido, graças a Deus”, agradece o integrante da diretoria da Junina Brilho do Sertão, Vandeilton Oliveira.
Encerrando as apresentações no tablado do Parque da Cidade, o Boi Encanto de Caxias. O grupo que já tem 31 anos de estrada, escolheu como tema para o São João 2024 “Terra de encantos e encantarias”.
“Esse São João 2024 tá sendo mágico, a gente tá trazendo o tema que fala dessa vida do encanto, essa vida do bumba meu boi da nossa região, da nossa cultura. E é muito especial se apresentar em casa, é algo que é inexplicável porque a gente traz um espetáculo para o nosso público, para o público voltado aqui da nossa cidade, onde a gente vai estar trazendo essa paixão, demonstrando essa paixão através da dança, da nossa cultura. E isso é um mix de gratidão em relação a estar apresentando a nossa cidade, dentro da nossa casa. É muito gratificante”, explica o Índio do Boi Encanto de Caxias, David Soares.
O Paulista Bruno Shinoda foi a primeira atração a subir ao palco do Parque da Cidade. Conhecido como “Imperador das Bilheterias”, o artista é um dos mais requisitados para shows no Maranhão.
A multidão no Parque da Cidade aguardava ansiosa a atração principal da noite, o cantor mineiro, Leo Magalhães. E por volta das 23h45, ele subiu ao palco. Um show que percorreu os sucessos da carreira do artista, e fez o público cantar, vibrar, se emocionar e se divertir do início ao fim.
O cantor brincou, elogiou a Cidade de Caxias, o São João Que a Gente Quer, e entregou flores no fim do espetáculo.
E já era madrugada, quando o cantor maranhense Álvaro Neto, encerrando os shows da 8ª noite do São João Que a Gente Quer, subiu ao palco com toda a sua energia e vibração. Ele fez o público descer até o chão, pular, gritar e curtir as primeiras horas da sexta-feira com muita disposição e alegria.