Semect realiza Sarau Literário da Flict valorizando a poesia, dança e música
A Semect realizou nessa quarta-feira (03), o Sarau Literário da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais. Professores, gestores, estudantes e escritores, vivenciaram uma noite cheia de emoções, embaladas por música, Dança, e muita poesia.
“O Sarau tem um objetivo especial que é a declamação de poesias, porque as poesias quase não são declamadas. Então, a gente quer que os alunos, professores, se inspirem em fazer isso dentro das escolas. A gente quer lançar mão da estética, da beleza da dança, da roupa, do cenário, das danças antigas. Isso faz com que as pessoas possam fazer parte desse momento”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.
Clássicos da música foram interpretados. Mas não eram simples músicas, mas sim, poesias musicadas. “É um prazer imenso fazer parte desse momento aqui com muita música. É uma forma de abrir espaço para o artista que está lutando por sua carreira“, disse Chico Beleza, cantor.
O Sarau nasceu para valorizar a declamação poética, na cidade do maior nome do Romantismo Brasileiro, Antônio Gonçalves Dias. As declamações passearam por diversos gêneros poéticos e literários.
“A gente reuniu o cordel, os escritores homenageados e pessoas que acreditam no trabalho da Semect e ao longo dessas VII edições”, frisa Jeverson Brito, Professor.
“É incrível a gente participar desse momento, resgata o passado, o amor, e acima de tudo a paz”, destaca Luzia Regina, gestora.
“O Sarau é um momento relevante. O Sarau abre dizendo que a poesia está em todo lugar. E, o Sarau se constitui em um momento de síntese, que traz poemas de poetas que não estão entre nós, mas também traz as vozes atuais”, frisa Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura da Semect.
Para a escritora Inês Maciel, uma das escritoras homenageadas na Flict, ver seus poemas declamados foi uma emoção a mais.
“Ver seus livros sendo objetivo de estudo é compensador é uma felicidade. Temos 5 livros publicados. Tenho um livro de romance, poesias, livro infantil. E, foi um prazer estar aqui”, destaca Inês Maciel, escritora.