Com a temática “É no chão da escola que a educação acontece”, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) realizou, nessa quinta-feira (10), a 2ª etapa da Jornada Pedagógica Internacional da Rede Municipal de Ensino de Caxias (MA). O momento foi de debate sobre inclusão nas escolas com professores e gestores da zona urbana e rural.

Na oportunidade, a Semect também realizou entrega dos cordões girassol, que tem como objetivo identificar pessoas com deficiência ocultas. Ana Célia Damasceno, Secretária Municipal de Educação, destacou a importância do encontro. “A jornada internacional já é de praxe na nossa cidade, uma jornada que influencia, que traz novas inspirações para os professores. E, claro, trabalhando mais um momento da educação especial inclusiva, nessa perspectiva, inclusiva para que os pais, para que as nossas crianças, com deficiência ou não, possam ter o melhor ensino. Aqui é muito importante, a formação continuada é tudo na vida de um professor”, disse.

A assessora multiprofissional da SEMECT, Fátima Sousa, também falou sobre o evento. “Hoje nós estamos no segundo momento da Jornada Pedagógica de Caxias, que trata de uma diversidade de assuntos voltados para a educação, inclusive a educação inclusiva, que é a educação especial das pessoas com deficiência. Para a gente, se torna um momento ímpar quando se trata de uma diversidade enorme e que traz essa temática importante que é a inclusão social, pedagógica, que envolve todo o clero da educação”, frisou.

O evento aconteceu em parceria com a empresa VReis Consultoria. Vanda Santos, responsável pela empresa, destacou a parceria. “Esse trabalho hoje tem sido um trabalho que vem sendo construído ao longo do tempo pela Secretaria Municipal de Educação aqui de Caxias. Hoje é um marco de um legado de três anos de jornada internacional com uma formação diferenciada, porque nós estamos trabalhando a realidade do chão da escola como sinal e sistema de aprendizagem com a construção de saberes brasileiros, internacional e principalmente reforçando o que hoje Caxias tem de melhor que é educação estruturada e organizada”, destacou.

Reinaldo Lopes, professor titular do Instituto Federal do Piauí (IFPI), foi um dos palestrantes do evento e ressaltou a temática debatida. “Hoje abordei sobre a inclusão com a integração, porque isso tem que ser desde o início, como próprio tema diz, desde o chão da escola. É incluir todo e qualquer tipo de pessoa, em qualquer tipo de deficiência ou classe social que for, com a integração dessas pessoas dentro da rede, com adaptações, com currículos novos, para que eles possam se sentir incluídos dentro da classe, incluídos dentro da escola”, contou.

Eu acredito sim na importância primordial da arte e da cultura sobretudo no processo de ensino aprendizagem. O que nós queremos passar para os professores é que por meio da interdisciplinalidade, a gente consegue integrar e unir várias disciplinas, utilizando a arte e a cultura como principal ferramenta para essa integração e, consequentemente, inovação, criatividade e aprendizado dos alunos”, finalizou Bid Lima, palestrante.