Nessa terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico reuniu-se com o Conselho Municipal de Cultura para discutir as leis federais Aldir Blanc e Paulo Gustavo, além de abordar a prestação de contas e esclarecer questões relacionadas aos editais culturais do município. A reunião, realizada no auditório do Memorial da Balaiada, no Morro do Alecrim, também serviu para a apresentação de novos projetos de fomento à cultura em Caxias.

Maciel Mourão, Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, comentou sobre o encontro: “Ficamos muito felizes em ver que o Conselho Municipal de Cultura solicitou a presença da secretaria em suas reuniões, para que possamos dialogar diretamente. Na oportunidade, apresentaremos o andamento dos editais da Lei Paulo Gustavo, com seu saldo remanescente, e da Lei Aldir Blanc, que será executada pela primeira vez, incentivando e premiando os produtores culturais da cidade. Além disso, também discutiremos o processo de criação do Fundo Municipal de Cultura e como têm sido as reuniões do Conselho Municipal de Cultura, para fortalecermos cada vez mais a produção cultural no nosso município.”

Fracyanne Barradas, conselheira, destacou: “Este é o momento em que a gestão pública municipal, junto com a sociedade civil, trabalha na implementação de políticas públicas eficazes para o desenvolvimento da cultura no nosso município.”

O conselheiro Nandos Santos complementou: “Vamos pautar as propostas das leis de incentivo em que estamos trabalhando, que, por um período, ficaram um pouco de lado. Queremos avançar, pois há um prazo para que essas leis sejam executadas e suas contas prestadas. Nosso objetivo é garantir a melhor distribuição possível desses recursos, atendendo ao máximo de fazedores de cultura do município.”