A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com as ações de saúde da Campanha Outubro Rosa, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Nesse fim de semana, quinta (17) e sexta-feira (18), as atividades aconteceram nas unidades dos bairros Luiza Queiroz, Cohab, Vila Paraíso, Vila Alecrim e Campo de Belém.

Na ação foram ofertadas consultas com equipe multiprofissional, realizados exames citopatológicos e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Emilia Priscila, coordenadora de Saúde da Mulher, destacou a importância da campanha.

O Outubro Rosa já é um evento consolidado em todo o território nacional, todos os municípios fazem, e Caxias como sempre à frente, como referência em saúde, principalmente em saúde da mulher. A gente espera, enquanto coordenação, um grande movimento em todas as Unidades Básicas, mas também estaremos em outros locais, com uma Feirinha da Gente, participaremos em órgãos privados e outros órgãos públicos, divulgando a campanha, que é uma campanha que traz a prevenção, o incentivo ao cuidado com a saúde da mulher, e levantando a bandeira da luta contra o câncer de colo uterino, mas principalmente contra o câncer de mama, que a gente sabe que são os dois que mais matam as mulheres no Brasil”, disse.

A enfermeira da UBS Cohab, Aline Almeida, destacou que o trabalho, embora tenha mais visibilidade no mês de outubro, as mulheres podem procurar a unidade o ano inteiro. “Outubro é um mês de conscientização para o câncer de colo uterino e o câncer de mama, mas todas as unidades estão abertas todos os dias para que isso seja normal, uma rotina de todas as mulheres e de todos os homens. Lembrando que o câncer de mama não só acontece em mulheres, ele também acontece em homens. É muito importante que vocês se conheçam e que se toquem, para que seja feito o diagnóstico o mais breve possível”, destacou.

Nós organizamos, juntamente com toda a equipe da UBS Cohab, esse momento de conscientização, que a gente sabe o quão importante que é essa campanha para a gente conscientizar todas as mulheres da importância de fazer os exames de rotina, para que possa ser detectado quanta excedência o câncer de mama, assim também como o câncer do colo do útero”, ressaltou Isabela Malta, médica da UBS Cohab.

A paciente da UBS Cohab, Francineide Silva, falou sobre a importância do trabalho realizado. “Ótimo, muito bom. É bom demais, pois a gente se prevenir, se cuidar direito. A gente se cuidando bem, a gente vive mais”, finalizou.