A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, informa o cronograma da 1ª Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Públicas Municipais (OCMEM), uma competição dirigida aos alunos do 6⁰ ao 9⁰ ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal.

Dentre os objetivos da competição estão: Mobilizar e difundir a Matemática de forma significativa priorizando o raciocínio lógico- matemático dos alunos; Contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática entre professores e alunos da rede pública municipal de Caxias (MA); Promover a difusão de conhecimentos matemáticos através da resolução de problemas, que envolvam raciocínio lógico e dedutivo; Identificar novos talentos e estimulá-los a participar de outras competições científicas e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

• 1ª FASE:
A escola será a única responsável pela aplicação e correção da prova da primeira fase, que consistirá em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta de 20 (vinte) questões de múltipla escolha. A prova terá duração de 3 (três) horas, podendo o aluno entregar a prova com tempo mínimo de 1 hora após o início da aplicação. As provas serão impressas pela SEMECT.

• 2ª FASE:
Serão classificados para a segunda fase até 5% (cinco porcento) do total de alunos inscritos em cada escola na primeira fase. A segunda fase se caracterizará pela aplicação de prova discursiva composta de 5 (cinco) questões, valendo até 2 (dois) pontos cada totalizando 10 (dez) pontos.

A prova terá duração de 3 (três) horas, podendo o aluno entregar a prova com tempo mínimo de 1 hora após o início da aplicação. A segunda fase será realizada em escolas polos, na sede, a serem definidas pela Comissão Organizadora e posteriormente divulgadas.

PREMIAÇÃO
A premiação consistirá em: medalhas e prêmios aos alunos; medalhas de honra e cursos de formação continuada aos professores e placas de destaque às escolas dos medalhistas de ouro.

Além disso, haverá premiação para os alunos mais bem colocados: o primeiro colocado em cada categoria (nível Alfa e nível Beta) ganhará 1 (um) notebook; do segundo ao quarto colocados em cada categoria (nível Alfa e nível Beta) ganharão 1 (um) tablet.

DAS DAS PROVAS
• 1ª FASE: 31/10