Meninas assumem simbolicamente cargos de Secretária e Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde
A Secretária Municipal de Saúde recebeu, na manhã dessa quarta-feira (30), o Movimento Municipal pelas Meninas, projeto liderado pela Coordenação Municipal da Juventude, que tem como objetivo empoderar e dar visibilidade às meninas de Caxias, através da ocupação simbólica de cargos na Prefeitura Municipal de Caxias e escolas municipais.
Na ocasião, as meninas Giovanna Eliazar, de 18 anos, e Maria Cecilia, de 9 anos, ocuparam os cargos de Secretária e Secretária Adjunta de Saúde. A Secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, destacou a importância de empoderar as meninas nos espaços de poder.
“É uma ação super importante, a Coordenação Municipal da Juventude nos provocou e nós, com muita satisfação e gratidão pela oportunidade, recebemos aqui a Giovanna e a Maria Cecília que ocuparão, respectivamente, o cargo secretária e de secretária adjunta da Saúde. E, isso, para nós é muito importante, porque a gente vê a mulher ocupando os espaços e a menina conhecendo e transferindo as informações”, ressalta Mônica Gomes, secretária municipal de saúde.
Giovanna Eliazar que ocupou o cargo de Secretária Municipal de Saúde, falou da satisfação vivenciada. “É emocionante participar e ocupar o cargo de saúde, que é algo que eu quero seguir na minha carreira profissional depois do ensino médio. Eu acho que as secretárias, como elas explicaram, escutam a população, o povo de Caxias, com as urgências que têm e elas resolvem isso da melhor maneira possível”, frisou.
Maria Cecilia, que ocupou o cargo de Secretária Adjunta de Saúde, também falou sobre a experiência. “Muito legal participar dessas coisas, para mostrar que meninas também tem direito de ser feliz e poder ajudar outras pessoas na saúde delas”, disse.
Katia Braga, coordenadora municipal da Juventude, falou sobre a seleção das meninas para o projeto. “A própria escola faz a seleção dessas meninas e aí a gente dá esse suporte para que elas possam entender melhor como é o projeto e depois o ampliamos mais. Quanto a algumas secretarias, como por exemplo secretarias que têm equipamentos, a própria secretaria também faz essa seleção. E outras meninas foram selecionadas pela própria coordenação municipal”, explicou.
“É uma menina com seus 18 anos, que sonha muito, e eu como mãe, sempre incentivo para que ela corra atrás do sonho dela. Sempre foi um desejo de fazer a área da saúde, independentemente de qualquer situação, eu estarei do lado dela, de qualquer decisão que ela tomar”, contou Laniere Silva, mãe de Giovanna Eliazar.
“Eu sou mãe de mais quatro meninas e a gente sempre tem esse diálogo de potencializar, porque eu, enquanto mulher negra periférica, sei o quanto é importante o ensino aprendizagem para que essa criança cresça e desenvolva plenamente habilidades, onde ela possa sim de fato ocupar espaços de poder, que hoje é fundamental”, finalizou Tarciana Cardoso, mãe de Maria Cecilia.