Campanha Novembro Azul é aberta oficialmente em Caxias (MA) com grande público
Centenas de profissionais e estudantes participaram da abertura oficial da Campanha Novembro Azul, no mês de conscientização sobre a saúde do homem, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Coordenação da Politica de Saúde do Homem. O evento aconteceu na noite da última dessa segunda-feira (4), no Auditório UniFacema.
A Secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, falou sobre o objetivo da campanha. “O que a Secretaria de Saúde pretende é convocar todos os homens para que eles façam o seu exame de consciência e procure um dos nossos serviços de saúde, pois a maior prevenção que existe para os homens, nos cânceres que mais os afetam, é exatamente a higiene e a prevenção”, disse.
Ytaciano Bezerra, coordenador municipal da politica de saúde do homem, destacou o trabalho que será realizado durante todo o mês. “Caxias como é município de referência em atendimento clínico, nós temos a abertura do nosso Novembro Azul com vários serviços ofertados para toda a população masculina, em todas as UBS de Caxias. Nós vamos trabalhar exames de rotina, exames laboratoriais, solicitação desses mesmos exames, falar um pouco sobre o panorama do câncer de próstata e do câncer de pênis aqui no Maranhão, principalmente aqui no município de Caxias, que aderiu e se tornou referência na saúde do homem para o Maranhão”, frisou.
A ação contou com palestra sobre saúde do homem, destacando a importância do cuidado com a saúde, prevenção, além de orientações e informações sobre câncer de próstata e câncer de pênis. O médico, Eduardo Alencar, foi o palestrante do evento e destacou a temática abordada.
“Nosso foco principal não é tratar doença, mas sim promover saúde e esse vai ser o foco principal da palestra. Nós iremos falar aqui não só de câncer de próstata, vamos falar de outras patologias que acometem os homens, como disfunção erétil, obesidade, diabetes, hipertensão, sarcopenia, que é a perda de massa muscular que começa a partir dos 30 anos de idade em pessoas que são sedentárias. A maior parte dos homens, não têm esse conhecimento, e a gente vai tentar repassar um pouco desse conhecimento pra eles, pra que eles percebam que eles podem cuidar de si mesmos, promover a sua própria saúde e, assim, ter não só uma vida mais longa, mas uma vida longa com qualidade”, frisou.
“A importância do Novembro Azul vai muito além da prevenção ao câncer de próstata, quando a campanha surgiu esse era o carro-chefe, mas hoje está levando em consideração a saúde do homem como um todo. A Prefeitura não podia ficar de fora disso”, finalizou Otton Maranhão, secretário de governo.