Prefeitura de Caxias (MA) participa da assinatura do crédito de Apoio Inicial para 48 famílias assentadas do P.A. Conceição Mocambo
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA), participou nessa terça-feira (05), de uma reunião com os assentados da reforma agrária do Projeto de Assentamento (P.A) Conceição Mocambo. Durante o encontro, foram assinados contratos de crédito de instalação ou apoio inicial do INCRA, beneficiando 48 famílias assentadas com recursos de R$ 8 mil cada.
“Essa é mais uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e o INCRA. Estamos muito felizes em poder proporcionar esse benefício aos nossos assentados do P.A. Conceição Mocambo”, afirmou Luciana Soares, Secretária Municipal de Agricultura de Caxias.
Esse crédito, na modalidade Apoio Inicial, tem como objetivo auxiliar na instalação no assentamento e na compra de itens de primeira necessidade, bens duráveis de uso doméstico e equipamentos produtivos.
“Esse crédito deve ser devolvido no prazo de até 3 anos, com um desconto de 90%. Ou seja, a família pagará apenas 10% do valor, mais a taxa de juros de 0,5%. A devolução será feita em uma única parcela, no valor de R$ 800 reais, acrescido do meio por cento de juros”, explicou Ronaldo Costa Rodrigues, técnico do INCRA.
Estiveram presentes representantes da Secretaria de Agricultura, técnicos do INCRA, presidentes de associações, beneficiários e membros da comunidade. Assentados de nove povoados foram contemplados nesta etapa: Mocambo, Santo Antônio, Brejinho, Rodagem, Boca da Mata, Chapada do Mundé, São João, Canto Virado e Alecrim.
“Esse recurso é muito importante para mim, pois estou com problemas de saúde e precisarei fazer algumas consultas. Vou devolver o valor dentro do prazo acordado. Estou muito agradecida por esse projeto que o governo trouxe para nós”, disse Maria das Graças Gomes, assentada da reforma agrária.
“Chegou em boa hora. Em nossa família, já começamos um projeto de criação de frangos. Com esse recurso, vamos comprar mais telas para expandir a área de criação. Também pretendemos implementar uma horta, porque é fundamental que nós, da zona rural, possamos garantir nosso sustento diretamente do nosso quintal”, disse Raimundo Nonato Pereira, assentado da reforma agrária.
Durante a reunião, além da assinatura dos contratos, também foram discutidos temas importantes como os serviços da reforma agrária, supervisão ocupacional, parcerias com a Prefeitura de Caxias por meio de acordo de cooperação técnica, associações locais e as regras do crédito destinado aos assentados.