A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (MA), por meio da Equipe do Livro, realizou nessa quinta-feira (7), uma reunião com professores e gestores escolares, do 1º ao 5º ano, para tratar sobre a adesão ao Programa Nacional do Livro Didático e escolha dos livros que estão trazendo sugestões de avaliações que serão utilizadas com os estudantes.

A adesão do material direcionado exclusivamente a professores e gestores é uma novidade na Rede Municipal de Ensino, proposta pelo Ministério da Educação. O material será utilizado no ano letivo de 2025. Caxias vai utilizar um único livro para toda a Rede Municipal de Educação.

Maria Edna, professora da Rede Municipal e representante da Equipe do Livro na Gestão Municipal, falou sobre o material. “Esse público, os professores e os gestores, receberão material que subsidiará as avaliações externas. É o primeiro momento desse material, vamos iniciar agora o trabalho”, relatou.

O professor e técnico da Equipe do Livro, Mikeias Cardoso, destacou o ganho para a educação. “O PNLD tem a intenção de trabalhar em rede, essa adesão entre a Secretaria de Educação, diretamente como gestores, diretores, para assim melhorar essas avaliações internas e externas das escolas. É a primeira vez que está acontecendo essa adesão, para fortalecer essas avaliações, a educação só tem a ganhar com isso, porque é a junção de forças”, frisou.

A gestora, Conceição Ramalho, ressaltou a importância do novo material. “Esse livro é de suma importância, pois as escolas, os professores, os gestores precisam acompanhar esse processo e tendo um direcionamento, a partir de um livro, o trabalho se torna mais significativo, mais importante e com certeza também teremos melhores resultados nas avaliações, naquilo que de fato é importante para o aluno aprender”, finalizou.