Nesse sábado (16), foi realizado o interclasse envolvendo escolas da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre os estudantes, promovendo a interação, o desenvolvimento de habilidades e o reconhecimento do potencial de cada um.
“Estou participando para ganhar. Disputei nas modalidades de arremesso de peso e salto em distância. Acredito que, no salto, consigo uma medalha, pois me preparei muito bem para esse momento”, destacou Ícaro Tiago, estudante de 13 anos.
A atleta Jamile Camile também compartilhou como se preparou para a competição.
“Minha pretensão é conquistar uma medalha no arremesso de peso, mas também estou participando da corrida e do salto em distância em busca de uma boa colocação”, afirmou Jamile, aluna do 7° ano da UIM Gov. Pedro Neiva de Santana.
Além do incentivo ao esporte, a competição contribuiu para que os estudantes trabalhassem em equipe e exercitassem a liderança.
“Essa disputa é muito importante, pois ocorre entre as escolas do campo e promove a interação entre os alunos, estimulando o espírito de liderança e a disciplina. Tudo foi muito organizado, e isso é fundamental para que os alunos aprendam a importância da competição com respeito às regras”, ressaltou a gestora Jesus Teixeira.
A competição de atletismo foi realizada na pista do Colégio Militar 2 de Julho e organizada pela gestão da UIM Zeferino Borges, com a coordenação do professor de Educação Física Williams Mendes de Araújo.
“Esse é um projeto da UIM Zeferino Borges. Participaram quatro escolas, totalizando 150 alunos. O objetivo foi promover a socialização entre os estudantes, permitindo que vivenciem o esporte, desenvolvendo a cidadania e o trabalho em grupo”, explicou o professor.
O projeto, que tem o esporte escolar como base, foi planejado e organizado pela equipe gestora e pelos professores da UIM Zeferino Borges, contando com a parceria de outras escolas do campo, como a UIM Gervásio Costa, a UEM Inez Evangelista e a UIM Gov. Pedro Neiva de Santana.
“Essas atividades esportivas impactam positivamente os alunos, promovendo socialização, desenvolvimento de habilidades e espírito esportivo”, destacou Tereza Cristina, gestora da UIM Zeferino Borges.
A Coordenação Pedagógica de Educação Física da Semect também acompanhou de perto o evento.
“Os torneios interclasses são competições realizadas dentro das escolas, envolvendo alunos de diferentes turmas e séries. Eles promovem a interação entre os estudantes e desenvolvem diversas habilidades”, explicou Kelma Lima, coordenadora de Educação Física.
Ao final, a Semect, que deu suporte a todas as escolas participantes, realizou a entrega das premiações aos alunos como forma de reconhecimento pelo esforço e dedicação demonstrados durante as atividades.