Em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, a Prefeitura de Caxias, realizou ação da Campanha Estadual do Glaucoma em Caxias, nessa sexta-feira (22). O Gestor da Unidade Regional de Saúde de Caxias, Waldir Chapada, falou sobre o mutirão nas cidades da região. “Ontem foi cidade de Coelho Neto, pela manhã e tarde na cidade de Buriti, hoje pela manhã em Aldeias Altas e agora à tarde nós estamos realizando aqui em Caxias, aqui no Macrorregional. O mutirão de Glaucoma é um projeto do governo federal em parceria com o estado e os municípios da Regional de Caxias”, contou.

Nair Pereira, gerente administrativa do Hospital Macro Regional, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado. “Fomos solicitados via Secretaria Municipal de Saúde para cedermos o espaço para o atendimento do mutirão de Glaucoma, que é realizado a cada 3 meses em vários municípios. Hoje tivemos o privilégio de receber em Caxias para atender nossa população, que está sendo bem atendida”, frisou.

O mutirão teve como público-alvo pessoas com mais de 40 anos, pessoas com nervo óptico aumentado, pessoas com pressão do olho alterada, além de pacientes com diagnóstico, histórico familiar ou suspeitas de glaucoma, hipertensos e diabéticos.

O Glaucoma é uma doença ocular crônica que lesiona o nervo óptico, e é a segunda maior causa de cegueira no mundo. O glaucoma não tem cura, mas por meio das campanhas é possível fazer o diagnóstico precoce e realizar o tratamento destaca o médico oftalmologista Davi Sena. “A Campanha de Glaucoma é nacional, onde os pacientes são avaliados a pressão intraocular e o nervo óptico, e aqueles que tem Glaucoma, ou a pressão intraocular elevada, recebem o tratamento gratuitamente via SUS, através de colírio que são disponibilizados para tratamento de 3 meses”, destaca.

Joselina Costa há 11 anos descobriu, por meio de uma coceira no olho que estava com Glaucoma. Depois disso, ela já teve que fazer uma cirurgia, e já perdeu 90% da visão de um dos olhos. Ela segue com o tratamento desde então. “Eu acho bom, porque para quem tem no início, já pode prevenir, pois é muito ruim”, destacou Joselina Costa, paciente.

Maria do Socorro, já perdeu 15% da visão de um dos olhos, e destaca a importância do acompanhamento constante. “Essa campanha é maravilhosa, pois eles dão os colírios para gente. Os colírios são muito caros, o que eu estava usando era cento e cinco reais e dura 30 dias. Essa campanha é maravilhosa, eu não perco”, destacou a paciente, Maria do Socorro.