O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ) realizou, nesta terça-feira (26), ação da Campanha Novembro Azul, no mês de conscientização sobre a saúde do homem, no Mercado Central de Caxias (MA). Na atividade foram ofertados aferição de pressão arterial e glicemia, além de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e orientações sobre câncer de próstata.

A coordenadora do CAPS IJ, Camila Brauna, destacou os serviços ofertados na atividade. “Estamos no Novembro Azul, e como o nosso público do CAPS IJ e mais um público feminino, porque 90% das crianças são acompanhadas pelas mães, a gente resolveu fazer essa ação fora do CAPS. Escolhemos o nosso Mercado Central, porque o nosso público aqui é quase todo masculino, para a gente falar um pouco sobre o câncer de próstata, sobre a importância do Novembro Azul, fazer testes de HIV, de hepatite, glicemia, pressão e passar informações da onde eles devem procurar ajuda se tirem algum sintoma”, explicou.

Nicodemis dos Santos, comerciante, falou da importância da ação. “Eu acho que é uma boa oportunidade esse serviço do Novembro Azul para a gente ter mais cuidado com a saúde, fazer os exames de rotina e ver como é que tá pressão, diabetes e mais outras coisas”, contou.