Seguindo com as atividades da Campanha Novembro Azul, o Complexo Hospitalar Gentil Filho realizou bate-papo sobre Saúde do Homem com colaboradores da unidade. O objetivo é informar e orientar sobre sinais e sintomas de doenças que acometem a saúde do homem, desde física até psicológica.

A ação contou com a participação da coordenação de Saúde do Homem, além de sorteio de brinde e coffe break. O diretor geral, Leonidas Moura, destacou a ação como forma de alertar o público masculino. “Os cuidados da saúde do homem já é algo culturalmente complicado, o homem é resistente a certos cuidados, principalmente no que tange a próstata, pois um dos exames é um pouco invasivo. O câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil, pesquisas apontam que a cada 8, um será diagnosticado com a doença. Esse fator da busca voluntária a cuidados, exame de rotina, de fato a questão cultural do homem, traz uma complicação no fator de um grande número de diagnostico”, explicou.

O enfermeiro da unidade, Gabriel Fernando, participou da ação e falou sobre o tabu dos cuidados com a saúde. “Ainda temos muito o tabu, nós homens ainda temos muita resistência, mas, nós, enquanto profissionais da área da saúde temos que estar esclarecendo e orientando, sempre temos que estar buscando conhecimento”, contou.

Dentre as informações mais impactantes repassadas, é de que o Maranhão tem a maior quantidade de pessoas com amputação de pênis. A Campanha, não apenas previne o câncer de próstata, mas todos os agravos à saúde do homem. Ytaciano Bezerra, lembra que os homens precisam enfrentar o medo e quebrar tabus para ter uma saúde melhor.

“Esse medo precisa sair da população masculina, porque a gente precisa quebrar esse estigma, esse preconceito a respeito do toque retal, porque os homens têm esse preconceito, têm esse medo, temem isso, mas é um exame que praticamente ele é indolor, mas é um exame 100% eficaz, é o que vai diagnosticar e vai determinar se existe ou não a neoplasia presente naquela glândula”, finalizou Ytaciano Bezerra, coordenador de Saúde do Homem.