Prefeitura realiza evento ‘Caxias na luta contra o Diabetes’ e orienta sobre prevenção, diagnóstico e tratamento
Em parceria com a Organização dos Diabéticos e Hipertensos de Caxias, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o evento “Caxias na Luta Mundial contra o Diabetes”, nessa quinta-feira (28). O objetivo foi levar informações para a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do diabetes e da hipertensão.
Diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não produz ou não utiliza adequadamente a insulina, o hormônio que regula a glicose no sangue. O diabetes tem como característica principal as altas taxas de açúcar no sangue, também conhecidas como hiperglicemia. Se não for tratada corretamente, pode causar sérios danos à saúde, como problemas cardíacos, renais, mentais e sexuais
A ação aconteceu no Auditório UniFacema e contou com palestras sobre o dados do diabetes em Caxias, e sobre prevenção do diabetes. Alexandre Henrique, representante da Organização dos Diabéticos e Hipertensos de Caxias, destacou a luta contra as doenças, “É a quinta edição do evento que nós estamos fazendo e vai crescendo a cada dia, a cada ano e a gente vai alcançando os objetivos da gente na prevenção, mas não podemos cessar de continuar com esse projeto, de diminuir o índice de diabéticos dentro do município de Caxias, pois os números realmente são alarmantes”, disse.
A Secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, falou sobre o apoio da gestão na luta contra o diabetes. “A Rede de Atenção a pessoa com doença crônica é uma das prerrogativa do Ministério da Saúde e, como a Secretaria de Saúde de Caxias adota todas as prioridades do Ministério da Saúde, a gente tem a pessoa com diabetes e a pessoa com hipertensão como prioridades na nossa gestão. A Organização dos Hipertensos e Diabéticos de Caxias promovem esse evento anualmente, a qual tem todo o nosso apoio”, contou.
O médico, Eduardo Alencar, realizou palestra no evento e destacou a temática abordada, “Hoje a gente vai falar, além de um pouco de história, em uma linguagem de fácil entendimento da importância da prevenção da doença, que passa sobre mudanças no estilo de vida, que passa por alimentação saudável e prática regular de atividade física. Para aqueles que já são portadores do diabetes, vamos falar do arsenal terapêutico que existe hoje” destacou.
“Também é uma causa do Ministério Público, é acompanhado pela 5ª Promotoria de Justiça daqui de Caxias, Promotoria de Defesa da Saúde, e ter esse momento de conversa, de conscientização, de combate ao diabetes e hipertensão é muito importante, porque cerca de 7% da população brasileira é acometida pelo diabetes. É importante demais ter esse momento de conscientização, de conversa, para que todos tenham a consciência do tratamento”, finalizou Ana Claudia, promotora da 5ª Promotoria de Saúde.