Estudantes da escola Hélio de Sousa Queiroz levam o 3º lugar no Concurso Nacional promovido pelo MPT
Estudantes da escola Escola de Tempo Integral Hélio de Sousa Queiroz levaram o 3º lugar no nacional do Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas 2024, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A divulgação do resultado e premiação aconteceu nessa quarta-feira (4), transmitida ao vivo pelo YouTube, e foi dividida nas categorias: conto, poesia, música e desenho. Os alunos de Caxias foram contemplados na categoria Música.
O objetivo do Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas é sensibilizar a sociedade sobre ações de prevenção a acidentes, doenças e violências em todas as suas formas nas escolas e no trabalho.
A canção premiada foi intitulada como “Cuidar é Fundamental” e foi cantada em estilo de Rap. Os estudantes que participaram do projeto foram: Adriana Bispo da Silva, Nick Gabriel dos Santos Reis Macedo, Bruna Thaysa de Sousa Cabral, Nicolas Samuel Soares da Silva e Laura Rauany Pinheiro Medeiros.
A aluna Bruna Thaysa destacou a emoção de participar do prêmio. “Foi uma experiência muito incrível poder participar deste projeto MPT, onde nós enfrentamos vários desafios, mas foi também uma diversão muito grande, onde pudemos usar nossa criatividade através da letra da música e nós temos um sentimento de muita gratidão e satisfação. Nós, alunos da Unidade Integral Hélio de Sousa Queiroz, juntamente com a direção e a professora de português, que esteve com a gente nos ajudando, Fernanda Xavier, e com isso nós estamos muito alegres por ter participado dessa cerimônia de premiação do MPT”, frisou.
A professora e orientadora do projeto, Fernanda Xavier, contou como se deu o processo de produção da música. “O projeto é uma temática que circunda as nossas realidades, os alunos adoraram a temática e quando descobriram que teriam que criar a letra de uma música foi ainda mais fácil, pois é algo muito próximo deles. Eles optaram em criar um rap, o que facilitou bastante. No primeiro semestre nós fizemos em sala de aula uma abordagem teórica a respeito da temática e, logo em seguida, eles foram muito felizes na letra da música porque eles criaram algo que eles queriam e que eles têm um conhecimento”, disse.
Delcy Silva, coordenadora de programas e projetos da SEMECT e coordenadora do MPT na escola, falou sobre a premiação durante os anos. “Nós estamos sendo agraciados mais uma vez com as premiações estaduais, o projeto ele consiste em três etapas, a municipal, a estadual e a nacional. No ano de 2022 a gente conseguiu a estadual, perdemos só uma categoria, vencemos em todas, no estado do Maranhão. No ano passado, a gente conseguiu mais uma vez ser premiado na estadual e esse ano, de 2024, além do estadual, nós estamos concorrendo ao nacional. Nós estamos com alunos representando Caxias, junto ao Ministério Público do Trabalho, a nível nacional”, finalizou.
A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Ana Célia Damasceno, destaca que o concurso além de dá protagonismo aos estudantes, também os incentivam a melhorarem a leitura e a escrita.
“A educação se constrói em um longo período de tempo. E, a produção de texto vem se construindo junto com os professores e junto com o pessoal da Secretaria que abraça de verdade este trabalho de leitura e escrita. E, o MPT na Escola, vem nos ajudando a evitar o trabalho infantil, e nos incentivando a fazer com que a educação discuta temáticas sociais e que estão ligadas ao crescimento do cidadão”, ressalta, Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.