Semect premia 60 estudantes mais bem colocados da 1ª Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Municipais (OCMEM)
60 alunos da rede municipal de ensino de Caxias receberam premiação da 1ª Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Municipais (OCMEM), nessa quarta-feira (11). Os estudantes foram premiados em duas categorias, Alfa – 6º e 7º anos e Beta – 8º e 9º anos. Durante a premiação eles receberam medalhas de ouro, prata e bronze: os 1º colocados em cada uma das categorias levaram medalha de ouro + um notebook; 2º, 3º e 4º lugares de cada categorias receberam medalhas de ouro e tablet, e os demais, medalhas de ouro, prata e bronze.
Mais de 7 mil estudantes participaram da olimpíada na 1ª fase, na 2ª fase foram 500 alunos. Somente os mais bem colocados, em um total de 60 estudantes foram os premiados. Os estudantes falaram sobre o nível das provas, o quanto elas preparam para outros exames e também sobre a satisfação em estarem sendo reconhecidos publicamente.
Francisca Emanuele ganhou o primeiro lugar e falou sobre a preparação para a prova. “Na minha preparação eu estudei, quando eu soube que ia ter a primeira fase eu estudei por um mês. Quando eu soube que ia para segunda eu estudei e com a revisão, mas quando eu fiquei em primeiro lugar, fiquei desacreditada”, contou.
“O grau de dificuldade estava variado, fácil e difícil. E, digamos que estava em um nível bom. É uma prova semelhante a OBMEP, se você treinou, você consegue resolver. A importância é que eu possa inspirar alunos a focar e estudar mais. Eu sempre gostei de todas as matérias e matemática é minha paixão”, disse Luís Felipe, aluno da escola Evangelina Caetano, medalha de ouro geral.
“Eu achei a prova difícil, mas eu me sentir desafiado a resolver. Eu achei um pouquinho menos difícil da OBMEP, mas tem questões desafiadoras como da OBMEP. Eu gosto de matemática”, disse João Guilherme, aluno da escola João Lisboa, medalha de bronze.
“É uma sensação única inexplicável, porque a gente estimula os filhos da gente a ir para a escola, fazemos de tudo pelo filho e quando vem uma conquista dessa é um mérito, não só da mãe, mas principalmente do filho, porque sabemos que hoje em dia os filhos para estarem na escola é difícil. Eu fico muito alegre pelo desempenho da minha filha”, frisou Queziane Soares, mãe de aluno.
“Eu achei que a prova da Olimpíada está parecida com a OBMEP, porque é uma prova de raciocínio lógico. Eu me sinto feliz, eu não seu expressar minha felicidade”, disse Diego Yure, aluno do povoado Chapada, medalha de bronze.
Na oportunidade, professores e gestores também foram homenageados e laureados com o prêmio Raimundo Teixeira Mendes. A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Celia Damasceno, destacou que a meta de incentivar os alunos foi atingida.
“O objetivo é esse mostrar para os alunos que é possível fazer uma Olimpíada nacional, mas também primeiro participar de uma Olimpíada Municipal. Essa é a primeira edição da Olimpíada de Matemática de Caxias e a gente fica muito feliz dos resultados, foram excelentes, alunos com nota 8,5 e 9,5. Ficamos muito felizes de saber que as nossas crianças estão sendo preparadas e isso tudo faz parte de um grande projeto de educação que a gente tem para Caxias”, frisou.
O professor Gleyson Pereira, presidente das Olimpíadas Caxienses de Matemática das Escolas Municipais, falou sobre a organização das provas, “O processo foi bem tenso, muito trabalho da comissão, como um todo, mas foi um processo prazeroso. Hoje a gente tá vendo aqui o espaço lotado com os familiares, os alunos, é o ápice da nossa festa. A gente espera que seja a primeira de muitas e estamos muito felizes. As provas foram corrigidas em tempo hábil, nós fizemos duas correções para não ter dúvida”, finalizou.
“A Olimpíada foi um marco, porque abriu a visão tanto de alunos e professores. Muitas das questões foram inspiradas em avaliações nacionais. Temos 60 premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os primeiros 4 colocados de cada categoria vão ser premiados com tablets e notebooks”, disse Sidmar Constâncio, técnica da SEMECT,