Os colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), reservaram um tempinho na rotina do trabalho para conversar sobre uma temática muito importante: o câncer de pele. A ação educativa faz parte da campanha Dezembro Laranja, uma iniciativa da prefeitura da Caxias por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).
Voltada para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, uma das doenças mais incidentes no Brasil, o Dezembro Laranja é mais que uma campanha de conscientização. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma corresponde a cerca de 31,3% dos casos de câncer registrados no país entre 2023 e 2024, reafirmando a relevância dessa mobilização por meio de campanhas educativas, reduzir o número de casos e incentivar práticas preventivas.
De acordo com o mediador da atividade, o médico do trabalho e dermatologista, Magno Magalhães, o sol não é um vilão, mas ele também traz benefícios para a saúde. “Durante muito tempo, se colocou o sol como vilão. E a gente sabe que hoje isso não é tão verdadeiro. Mas sim, aquilo que você come, aquilo que você se alimenta, que pode gerar um ambiente propício para que a radiação transvioleta, o seu excesso em contato com esse tipo de substâncias que estão presentes em muitos alimentos hoje, podem gerar o que a gente chama de proto-oncogenes, que são genes que vão desencadear uma doença que poderia estar silenciosa caso isso não tivesse acontecido na adição do sol, juntamente com esses alimentos”, reforça o especialista.
Durante a ação, os colaboradores interagiram e foram informados sobre fatores de risco; alertas para as manchas no corpo, além de ficarem por dentro dos horários em que podem estar expostos ao sol e como isso deve ser feito. Eles também receberam dicas de como ter uma vida mais saudável.
“O Dezembro Laranja alerta para prevenção ao câncer de pele. O que a gente tem que fazer, primeiramente, é andar com roupas que cubram boa parte do nosso corpo, principalmente aqueles que têm exposição intensa ao sol, usar o protetor solar adequado, quando devidamente prescrito pelo médico dermatologista e estar antenado com possíveis lesões, que sangram com facilidade, que tem uma coloração diferente ou que possam ter aparecido num espaço de tempo muito rápido. Isso a gente deve ficar bem antenado para que não seja surpreendido com câncer de pele”, alerta o médico.
O bate-papo é uma oportunidade dos colaboradores do SAAE Caxias, que trabalham de domingo a domingo, darem uma pausa na rotina para cuidar da saúde. “É sempre importante falar sobre a saúde do trabalhador, o cuidado na hora do trabalho exposto ao sol, afinal os colaboradores do SAAE atuam no saneamento, enfrentam sol forte”, enfatiza o Técnico em Segurança do Trabalho do SAAE Caxias, Rivelino Barbosa.