Nessa terça-feira (17), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou a certificação de 960 alunos que participaram das ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
“Eu me senti muito feliz, porque aprendi a ficar sempre longe das drogas e da violência”, frisa Vitória Sofia, aluna da escola Francisco Dias Brandão.
“Eu aprendi a respeitar, a não fazer bullying, a praticar coisas boas, não bater nos pais, ficar longe das drogas. O PROERD é um programa muito bom e ensina muitas coisas boas”, disse Yasmim Lorena, estudante.
“É um projeto lindo, porque falamos sobre a prevenção contra as drogas e a violência. As crianças têm contato com a Polícia Militar e conseguem ver que podem se tornar ótimos cidadãos”, disse o Cabo Raisson, Policial Militar e instrutor do PROERD.
“É um programa muito importante para crianças e adolescentes, pois afeta o nosso estudo e a nossa educação. O programa nos aconselha a tomar cuidado com as drogas e as más companhias”, afirmou Maria Oneide, estudante da escola comunitária Tia Edna.
“Aqui, as informações são repassadas pelos instrutores da Polícia Militar. Este ano, conseguimos alcançar 33 escolas e formar 960 alunos”, disse Joselma Lopes, coordenadora do PROERD na Semect.
Nesta edição, o PROERD alcançou 960 alunos, 33 escolas e 54 salas de aula. Esta já é a 5ª turma formada na gestão do Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, que estabeleceu uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar para desenvolver as atividades preventivas de enfrentamento às drogas e à violência.
“A importância deste programa é imensa. O que queremos é evitar as drogas e a violência, e a Polícia Militar faz um trabalho excelente. Eles realizaram um trabalho durante um ano inteiro, que dá resultado. Queremos o apoio das famílias para que possam colaborar na prevenção das drogas e da violência nas escolas e na vida dessas crianças”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).
“A Prefeitura não para de trabalhar, e, por meio dessa parceria, a Polícia Militar traz o PROERD para erradicar as drogas e a violência das escolas. Se essas crianças crescerem em um ambiente familiar em que aprendam a dizer ‘não’ para as drogas, tenho certeza de que formaremos grandes jovens. Tenho certeza de que o Gentil Neto dará continuidade a este trabalho”, afirmou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).
“Em primeiro lugar, quero agradecer ao poder público municipal, à secretária Ana Célia, ao prefeito Fábio Gentil e ao nosso comandante geral. Estamos formando quase mil crianças e fazendo a prevenção. A Polícia Militar está indo às escolas, formando crianças que saberão se livrar das drogas e da violência”, destaca o Cel. Ricardo Almeida, comandante do 2º BPM.