II Seminário do PSE discute ações para 2025 e premia escolas e UBSs pelo desempenho em Caxias (MA)
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizaram nessa quarta-feira (18), o II Seminário do Programa Saúde na Escola, com a temática “Planejamento e União são a chave para o sucesso”. O objetivo foi debater ações para os próximos anos, além de relembrar e premiar as escolas e Unidades Básicas de Saúde com melhor desempenho em execução de ações do Programa.
O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo, contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Shirley Almones, coordenadora do PSE Saúde, falou sobre o evento. “É uma retrospectiva de 2024, aqui conseguimos conversar com os profissionais e falarmos sobre planejamento, onde podemos nos organizar e realizar as nossas 14 ações”, disse.
A coordenadora do PSE da Educação, Joselma Lopes, destacou o trabalho realizado pelo programa. “Nós temos na rede 130 escolas pactuadas, dentro desse número temos algumas estaduais, temos as municipais e o Instituto Federal do Maranhão. O ano de 2024 foi bem proveitoso, as equipes de educação e saúde realizaram grande quantidade de ações previstas pelo PSE, onde essas ações contemplaram o nosso foco principal, que são nossos alunos, através da promoção e atenção da saúde da comunidade escolar”, frisou.
As aluna, Ana Sofia e Aylla Victoria, estiveram no evento e elogiaram o programa. “Eu acho que ele vale bastante a pena, porque o PSE tem vários objetivos desse programa. Eu fico muito feliz desse programa estar sendo realizado nas escolas, na vida dos estudantes e eu acho que esse programa nunca deveria acabar”, disse Ana Sofia.
“As ações são muito importantes, porque ajudam no nosso desenvolvimento. Eu fico muito grata por estar participando hoje. Que o PSE continue muitos anos e desenvolva muitas mais coisas”, ressaltou Aylla Victoria.
O Programa Saúde da Escola envolve diversos profissionais, desde gestores, professores até a equipe multiprofissional das Unidades Básicas de Saúde. A enfermeira, Aldaiza Pereira, destacou a importância do evento. “É uma troca de experiência com os outros profissionais e a gente sempre buscando o melhor para os alunos quando a gente for aplicar nas ações e quais ações a gente deve estar reforçando, quais ações a gente não fez para estar fazendo”, frisou.
“O nosso papel é de suma importante, porque nós estamos dia a dia na comunidade, levando informação, mostrando para a comunidade a importância de uma criança estar na escola, dos cuidados que ela. Levando a atendimento de odontológico, como aplicação de flúor, doando escovinha para as crianças, mostrando como escovar os dentes corretamente, e nós, enquanto a gente está sendo aquele suporte para o enfermeiro, para os técnicos que vão estar lá na questão da vacinação, convidando as crianças, tentando convenceram as mães e os pais da importância que seus filhos precisam ser vacinados, porque não é fácil, tem pais que não aceitam, a gente tem esse poder de persuasão dentro da comunidade e a gente acaba convencendo aquele pai, aquela mãe, que é importante que seu filho esteja imunizado” finalizou o agente comunitário de saúde, José Arimatéia.