IFMA, Semitec e SMADS ofertam oficinas de Amaciantes, Velas e Repelentes para a comunidade

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Indústria, Tecnologia e Comércio (SEMITEC) e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com o curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, ofertou, na tarde dessa quinta-feira (19), oficinas de produção de amaciantes, repelentes e velas.

Luis Morais, do Departamento de Extensão do IFMA, destacou a importância da parceria.

“Nos últimos anos, fortalecemos muito a extensão, que pode ser resumida como essa interação com as comunidades, a sociedade e as instituições. Ela acontece principalmente fora do IFMA, onde servidores e estudantes atendem demandas e colocam seus conhecimentos em prática para beneficiar a população. Hoje, estamos com essa parte prática de ensinar as pessoas a fabricar velas, amaciantes e repelentes, que poderão ser aplicados em casa ou até utilizados para empreender, dependendo do perfil de cada participante. Para isso, contamos com parceiros como a Prefeitura, por meio das secretarias”, explicou.

A agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Adriana Aguiar, destacou as contribuições da iniciativa com orientações sobre empreendedorismo.

“Essa foi mais uma parceria entre a SEMITEC e o Instituto Federal do Maranhão. A Secretaria está sempre de portas abertas para essas oficinas. Ao final, falaremos sobre empreendedorismo e sobre o MEI, que é a menor categoria formal para quem deseja empreender futuramente”, comentou.

A ação foi desenvolvida por meio de um projeto de extensão que envolveu alunos e professores do IFMA. O objetivo foi transformar o aprendizado prático e teórico em oportunidades e geração de renda.

A aluna do curso de Ciências Biológicas, Maria Clara, ressaltou a importância de levar conhecimento à sociedade.

“Essa oficina é muito útil porque muitas famílias precisam de uma renda extra. Velas são produtos acessíveis e podem contribuir para melhorar a renda familiar. Meus colegas estão ministrando oficinas de repelente e detergente, que também são formas de geração de renda para essas famílias”, afirmou.

Aldeinede Bandeira, artesã, participou da oficina de velas e compartilhou sua experiência.

“Aprender algo novo é sempre bem-vindo. Essa oficina veio em um momento muito oportuno. Tudo o que chega até nós, precisamos aproveitar, como todas as oportunidades”, concluiu.