Teatro, dança e música marcam a programação desta sexta-feira no Natal Iluminado de Caxias (MA)
Nessa sexta-feira (21), diversas apresentações culturais animaram a “Princesa do Sertão Maranhense”, dentro da programação do Natal Iluminado, promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico. A cidade segue encantada, atraindo centenas de famílias aos espaços públicos.
A Usina Iluminada de Magia, instalada em frente ao Centro de Cultura, recebeu muitas crianças para acompanhar o espetáculo “Show de Acendimento das Luzes – A Magia do Natal”. A apresentação desperta a importância dos amigos, dos bons sentimentos e do desejo de fazer o bem.
“O Flocão é um vilão, mas é mais soltinho, né? Como posso dizer… mais descolado. Ele tem dois grupos de amigos, e um deles quer destruir o Natal. Ele simplesmente não gosta dessa época. E as crianças também não gostam dele”, explica o ator Rony, que interpreta o personagem “Flocão”.
Logo após, a vencedora do concurso “A Voz da Gente 2024”, Isabella Medeiros, se apresentou no palco da Fábrica da Alegria, com a participação especial do finalista Everson Oliveira. O show foi marcado por emoção, fé e louvor.
A terceira atração da noite foi o grupo do projeto social “Balé, Arte e Música”, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). As bailarinas apresentaram o espetáculo “Floresta Encantada” na praça Pantheon.
“Eu comecei como aluna e hoje sou professora. Atualmente ensino mais de cem meninas. É um projeto grande, que vem crescendo cada vez mais. Participar do Natal Iluminado é especial, não só para mim, mas para as meninas também. Elas estavam ansiosas, e esse momento é muito importante para nós. Passamos o ano ensaiando, então apresentar na época de Natal, em um lugar tão bonito, é gratificante. A nossa apresentação chama-se Floresta Encantada. Todas as meninas são fadas, e queremos mostrar o encanto dessa floresta por meio da dança”, explica a professora de balé, Andresiellen Carvalho.
A bailarina Rebeca, de 13 anos, destacou a importância do balé em sua vida: “Eu estava muito ansiosa. O balé representa minha felicidade. Sou muito grata aos meus pais por me apoiarem. Fazer balé me faz muito feliz”.
Em seguida, foi apresentado o espetáculo “Maria, Mãe da Promessa”, que conta a história do nascimento de Jesus, filho de Deus.
O Quarteto Órion, da Igreja Adventista de Caxias, encerrou as apresentações na praça Pantheon. O grupo, formado por sete integrantes que cantam em quatro vozes, emocionou o público.
“Já passamos por várias formações e estamos sempre procurando melhorar e renovar a experiência de levar paz. Para o Natal Iluminado, preparamos um repertório diversificado, mas com foco no tema principal, que é o Natal. Sempre reforçamos que o Natal não é apenas uma data comercial, mas um momento para lembrar o sacrifício de Cristo: que Ele nasceu, cresceu e morreu por nós. Essa é a mensagem que buscamos transmitir”, reflete o coordenador do Quarteto, James Pinheiro.
No Complexo Turístico Balaiada, a Rua das Sombrinhas foi palco da banda Semente Musical, que misturou músicas regionais e natalinas, com vozes e instrumentos.
“Iniciamos nossos trabalhos em 2018, com a ideia de musicalizar crianças e adolescentes. No começo, trabalhávamos apenas com instrumentos de sopro. Depois, introduzimos cordas, percussão e, por último, a voz. Nossa primeira apresentação no Natal Iluminado foi em 2022, após a pandemia. Este ano, viemos com um novo formato e repertório”, destacou o idealizador da banda, André Vieira.