Orquestra Sinfônica de Teresina (PI) interpreta clássicos da Disney e Serenata como Antigamente apresenta música popular no Natal Iluminado

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, proporcionou aos caxienses um momento mágico e de grande alegria: o Concerto Fantasia Especial da Disneylândia com a Orquestra Sinfônica de Teresina. A apresentação ocorreu no palco aberto, no Adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, no Centro de Caxias (MA).

Antes da apresentação da Orquestra, o Bispo da Diocese de Caxias (MA), Dom Sebastião Lima Duarte falou aos presentes, e destacou que o Natal deve ser um momento de reflexão sobre o nascimento de Cristo.

“Na Catedral nós temos o Coral, e na cidade também tem Coral, mas como a Orquestra Sinfônica não temos. Além das vozes, a variedade de instrumentos que tem a Orquestra é muito importante. É um estilo de música diferente. Nós temos uma influência aqui no Maranhão do Pará, da Jamaica, temos manifestações culturais como a Dança do Lili aqui, temos uma diversidade do ser humano colocada a serviço. E, na Orquestra, temos a concentração de vozes e instrumentos numa noite com a Orquestra Sinfônica de Teresina. Que neste Natal do Senhor possamos lembrar que estamos separados por muitas circunstâncias, e estamos envolvidos em tantas coisas, e precisamos centrar isto em Jesus Cristo, para que encontremos nele este lugar seguro para estarmos com Ele”, disse Dom Sebastião Lima Duarte, Bispo da Diocese de Caxias (MA).

O público compareceu, e a Praça Magalhães de Almeida, ficou repleta de espectadores para apreciar um estilo musical diferente com músicas clássicas e também com um especial de músicas de filmes da Disney. Muitas músicas foram cantadas junto com o público, a exemplo da música de Taryn Szpilman – Livre Estou (De “Frozen: Uma Aventura Congelante”); O Rei Leão – Hakuna Matata; O Rei Leão – Ciclo sem Fim, dentre outras.

“Eu faço parte da Orquestra de Caxias, e é emocionante estar aqui porque lembra muito a nossa infância”, disse Kalina Ravena, espectadora.

“Um show muito bom. Gostei muito“, disse Maria Isabele, espectadora.

“Muito bonito, eu gosto muito e tinha vontade de conhecer. É a primeira vez, é bem concentrado e o prefeito está de parabéns em oferecer esta música pra gente”, disse Maria Oneide, espectadora.

“A música tem o dom de trazer paz e calma para nós. A música traz em sua simplicidade, uma beleza inigualável. Então, levar uma música de qualidade as pessoas, eleva cada uma delas. Eu fico muito feliz com este tipo de apresentação, porque proporciona um leque cultural muito amplo. Nós nordestinos gostamos também de outros estilos, e com certeza nos emocionou”, disse Akma Viana, professor.

Comandada pelo maestro Aurélio Melo e pelos cantores Gil Oliveira e Luana Campos, a Orquestra Sinfônica de Teresina celebra os seus 31 anos de história sendo uma presença marcante em Caxias (MA), não apenas no Natal Iluminado, mas também colaborando para a Orquestra de Câmara de Caxias (MA), inserindo aos poucos no município uma nova percepção da música clássica.

“Este ano o Maestro inovou e trouxe o Concerto de músicas de filmes da Disney. Estamos levando este mesmo espetáculo para outros lugares, fizemos em Pedro II e Teresina, e agora em Caxias. Isso é muito bom estar aqui, já fazem 4 ou 5 anos que estamos aqui. A inserção da música erudita em Caxias, cria novos músicos em Caxias, e você tem um filtro para escutar a música”, destaca Gil Oliveira, Barítono e violoncelista.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE TERESINA (PI)
Fundada em 1993, a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) iniciou suas atividades com 25 jovens bolsistas provenientes de comunidades menos favorecidas, sendo que 16 deles nunca haviam estudado música. Esses jovens dedicaram-se ao aprendizado de instrumentos de cordas friccionadas, como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Posteriormente, a OST incorporou instrumentos de sopro e percussão ao seu repertório. A primeira apresentação da Orquestra ocorreu durante as comemorações dos 141 anos de Teresina. Oito anos depois, o maestro Aurélio Melo assumiu a regência e a direção, ampliando o repertório e as atividades da OST, o que contribuiu para seu crescimento.

SERENATA COMO ANTIGAMENTE
A Serenata como Antigamente, projeto idealizado por Ludce Machado e formado por músicos caxienses, que levam no final de cada mês música gratuita a um ponto diferente da cidade de Caxias, em praça pública, encerrou as apresentações da noite. Eles cantaram os clássicos da música popular brasileira.

“Depois dessa Orquestra maravilhosa agora tem a música popular. É um bolero tradicional“, disse Chiquinho do violão.

“Vamos cantar o Samba de Noel Rosa, e outros nomes. É muito bom o público prestigiar, é tudo de bom”, frisa Joãozinho, sambista.

“A última quinta-feira do mês nos apresentamos nos bairros e o projeto está acontecendo. É um projeto maravilhoso que está levando música para a população e está dando certo. E, é um prazer apresentar para as pessoas aqui”, disse Gilvan Lins, cantor.

Até o dia 6 de janeiro de 2025, o Natal Iluminado de Caxias oferece uma programação especial para você. Acompanhe todas as novidades nas páginas oficiais da Prefeitura de Caxias (MA).