Prefeitura de Caxias (MA) entrega 164 tablets a Agentes de Combate às Endemias da UVZ
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou 164 dispositivos moveis, do modelo Tablet a Agentes de Combate às Endemias, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), na tarde da última quinta-feira (26), pelo Prefeito de Caxias, Fábio Gentil. O objetivo é de que os aparelhos sejam mais um suporte no trabalho realizado pelos profissionais de campo no momento da coleta de informações junto a população.
Os dispositivos foram enviados por meio da uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Fábio Gentil, Prefeito de Caxias, destacou o ganho para o trabalho da UVZ.
“Um grande instrumento que irá contribuir para que esse trabalho seja mais eficiente, mais eficaz, principalmente no campo, onde os agentes hoje teriam que anotar, trazer para a Secretaria de Saúde esses dados, para que pudessem ser introduzidos aos equipamentos aqui do município, e agora eles já irão colocar todos os dados diretamente no campo, e esses dados serão passados para o nosso sistema e automaticamente para o Ministério da Saúde, e irá facilitar nos nossos gráficos o reconhecimento de tudo aquilo que precisamos saber em relação ao UVZ”, disse.
“Todos os Agentes Comunitários de Saúde já dispõem do tablet, com isso nós expandimos, que estava dentro da nossa programação, a expansão para os Agentes de Endemias. Já havia todo o estudo, eles estão sendo capacitados através do curso técnico, também oferecido pelo Ministério da Saúde, que é o Saúde Com Agente, porque esse profissional vai deixar de tratar uma patologia, vai tratar as famílias. Ele vai visitar, vai atender como um conjunto”, contou Mônica Gomes, Secretária Municipal de Saúde.
O agente de combate às endemias, Daniel Augusto, ressaltou a importância dos dispositivos para o trabalho de cada agente. “É de suma importância, eu acho que essa é a necessidade dos Agentes de Endemias, já que nossos companheiros, agentes de saúde já tem o tablet, e essa é a intenção do ministério, essa integração das informações, chegar em tempo real, de forma correta, da melhor forma possível. A ente vai dar continuidade ao trabalho que já existe lá através de nossos companheiros ACS”, explicou.
“O tablet é algo que chega para melhorar a qualidade das ações que a gente faz. Vai dar mais tempo e oportunidade para a gente estar implementando o serviço. O tablet diz exatamente onde é que você está trabalhando. Vai melhorar também porque nós temos o serviço de supervisão que vai acompanhar. O tablet é muito importante e nós vamos usar esse instrumento, de tal forma que os nossos serviços vão melhorar em muito”, finalizou Natanael dos Reis, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).