1° Encontro de Gestores discute estratégias para o ano letivo de 2025

Mais de 200 profissionais da educação participaram do evento do 1º Encontro de Gestores da zona urbana e rural, nesta sexta-feira (10), no auditório do Unifacema. O objetivo foi discutir o alinhamento das ações para o ano letivo de 2025.

“Estamos trabalhando o novo organograma da secretaria, com divisão de departamentos administrativos e pedagógicos. O governo Gentil Neto nos deu autonomia para que pudéssemos escolher toda a nossa equipe de trabalho através de critérios técnicos”, explicou Manoel Oliveira Torres, assessor de política de ensino.

Quebrar paradigmas é uma das metas da nova gestão para buscar mais qualidade na educação.

“Foi uma reunião importante para mostrar a cada gestor quem somos e o que queremos. Fazer uma educação de qualidade, dando a eles tranquilidade para que possam exercer seus cargos e fazer com que as escolas ofereçam uma melhor qualidade de ensino. Nesse primeiro momento, com o apoio do prefeito Gentil Neto, estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura física das escolas e a remuneração salarial de cada professor”, destacou Adenilson Dias, secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

“Estamos atentos às demandas apresentadas e buscando soluções para atender às necessidades da comunidade escolar. Nosso lema na pasta é, inclusive, a humanização”, completou a secretária adjunta da Semect, Alexandra Franco.

Uma palestra magna foi ministrada pelo professor Paulo Afonso Amorim, convidado especial, que possui vasta experiência na gestão de escolas e no desenvolvimento de processos educativos. Ele compartilhou ações exitosas enquanto professor e gestor em várias áreas da educação.

No encontro, o prefeito de Caxias, Gentil Neto, destacou melhorias na infraestrutura escolar, além de trabalhar para qualificar mais e valorizar os profissionais da educação.

“Estamos com apenas dez dias de mandato e, entre as primeiras ações, estamos providenciando a climatização de algumas escolas, melhorias na infraestrutura física e aplicando o reajuste do piso salarial dos professores, além de outras iniciativas. Investir na educação é uma de nossas prioridades”, disse o gestor.

“Essa primeira reunião entre gestores criou ótimas expectativas em relação à educação em Caxias, maior valorização da categoria e, claro, das escolas do campo”, finalizou Tereza Cristina, gestora da Escola Zeferina Borges da Cunha, do povoado Sussuarana, zona rural do município.