A Coordenação Municipal do Programa da Hanseníase, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, durante este mês de janeiro de 2025, ações da campanha Janeiro Roxo nas Unidades Básicas de Saúde de Caxias (MA). Uma dessas ações foi realizada na Unidade Básica de Saúde do Conjunto Cohab.
HANSENÍASE
A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa, provocando alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e da força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidades permanentes.
O coordenador municipal do Programa da Hanseníase, Ivo Ferro, explicou que o objetivo da campanha Janeiro Roxo é realizar uma triagem com familiares ou pessoas que têm contato com pacientes. O teste é semelhante ao do HIV, utilizando uma gota de sangue com um reagente.
“A importância desta ação é realizarmos uma triagem de pessoas que já mantêm contato com pacientes em tratamento nas unidades básicas de Caxias. Mudamos a estratégia do Janeiro Roxo porque, antes, fazíamos visitas de casa em casa e, agora, trouxemos a ação para as UBSs, onde realizamos o teste rápido”, destacou Ivo Ferro, coordenador municipal do Programa da Hanseníase.
TRATAMENTO
O tratamento da doença está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, tanto na zona urbana quanto na rural, com todos os medicamentos necessários. A medicação é utilizada por um período de 6 a 12 meses.
Em 2024, Caxias notificou 67 casos e, em janeiro deste ano, mais 8 pacientes iniciaram tratamento na cidade.
A irmã de um paciente, que preferiu não ser identificada, realizou o teste na UBS e o resultado foi negativo.
“Meu irmão está sendo bem acompanhado e, assim que soube destes testes aqui na UBS da Cohab, vim logo fazer o meu”, relatou.
Aline Almeida, enfermeira da UBS do Conjunto Cohab, lembrou que a hanseníase é uma doença infectocontagiosa e afirmou:
“Aqui na unidade, temos alguns pacientes em tratamento. Lembrando que, não apenas durante a campanha, mas ao longo de todo o ano, nossa unidade de saúde está disponível para avaliação, triagem e testes rápidos”, frisou a enfermeira.
No banner abaixo, você confere as próximas ações da campanha Janeiro Roxo.