Prefeitura participa de seminário que valoriza protagonismo feminino no agronegócio

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, participou da abertura do 1° Seminário intitulado: “Elas e o Agro: Visibilidade feminina no Agronegócio na Região dos Cocais”, realizado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Caxias, e visa dar visibilidade a presença feminina no setor da agricultura. O evento regional também quer colaborar com a promoção da visibilidade do agronegócio na região dos cocais, com ênfase no protagonismo de pessoas do gênero feminino, enfocando suas atividades, desafios, avanços e conquistas.

A Secretária Luciana Soares ministrou uma palestra com o título: Levantamento Situacional da Agricultura em Caxias. E, destacou a importância da realização do evento, em um setor que é importante para garantir a comida na mesa das pessoas.

“Hoje a gente consegue está no meio, antes não era possível a presença feminina no setor do agro. E, este evento vem mostrar a presença feminina no setor. Nós temos políticas públicas voltadas para as mulheres da zona rural, é uma valorização feminina em um setor que sustenta a humanidade e que alimento é tudo na vida”, frisa Luciana Soares, Secretária de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.

O evento é realizado pelo instituto federal do Maranhão (IFMA), Campus Caxias, e contou com palestras e oficinas. O encontro iniciou nesta sexta-feira (17), e finalizou neste sábado (18).

Outras secretarias da gestão municipal também estiveram presentes, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa, e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

Nós temos palestras de empreendedorismo, é um evento para todos. Estamos aprendendo sobre economia criativa, ciência da computação, processamento. E, de forma inédita estamos aqui alunos do assentamento Caxirimbu, que vieram participar de uma oficina”, disse Luciana Batista, Coordenadora do Seminário.

“Na nossa instituição nós temos práticas de extensão. Nós oferecemos técnica em agropecuária, agronegócio, técnico agroindústria, e superior temos ciência e tecnologia de alimentos, bacharelado em zootecnia. A essência da nossa instituição é de ciências agrárias, mas como estamos em um arranjo produtivo local. A ideia deste evento é fomentar a presença da mulher, afinal só um dado do nosso centro, nós temos 54% dos cursos de ciências agrárias são compostos por mulheres, o que demonstra que as mulheres estão cada vez mais conquistando este espaço, e nós temos a perspectiva de a área estar fortalecida”, disse Raimundo Filho, diretor do IFMA Campus Caxias (MA).