Mudas de açaí são distribuídas aos agricultores do povoado São Pedro da Boa Vista

Quatro caixas com quase 6 mil de mudas de açaí foram entregues para os agricultores do Povoado São Pedro da Boa Vista, no 3º distrito de Caxias. A ação foi realizada pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio das Secretarias Municipais de Atividades Produtivas e Inspeção Animal e de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Proteção Animal.

“Estamos hoje aqui no povoado São Pedro da Boa Vista para entregar aos agricultores essas mudas, que contribuirão tanto para o reflorestamento, quanto para a geração de renda dessas famílias. Esse é um compromisso da gestão municipal em contribuir com o meio ambiente e apoiar a subsistência do homem e da mulher do campo”, destacou Luciana Soares, secretária Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.

“Para nós, é uma satisfação fazer parte desse projeto, que tem muito a contribuir com o meio ambiente na zona rural de Caxias. Viemos até o povoado para falar um pouco sobre os benefícios que essa planta pode trazer a médio e longo prazos. Não se trata apenas de benefícios econômicos, mas também de um grande equilíbrio ambiental para a comunidade”, afirmou Erick Lima, coordenador de Meio Ambiente de Caxias, Erick Lima.

PRESERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE – A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável, incentivando o cultivo de espécies nativas e promovendo a geração de renda para os moradores. Além disso, a iniciativa contribui para a preservação ambiental e o fortalecimento da agricultura familiar na região.

“Esse é um projeto muito importante. A comunidade tem o sonho de reflorestar toda essa área de Área de Preservação Permanente (APP) para, no futuro, termos um grande plantio de açaí, tanto para a recuperação ambiental quanto como uma cultura de subsistência”, disse Jeane, presidente da Associação de Moradores do Povoado São Pedro da Boa Vista.

“Eu adorei. Sempre tive vontade de conseguir mudas de açaí. Queremos levar esse plantio adiante porque ele vai gerar uma renda extra para nós”, disse Teresinha de Jesus, agricultora.

“A comunidade está de parabéns. Havia a promessa de que receberíamos as mudas, e agora isso se tornou realidade. Daqui a cinco ou seis anos, veremos os resultados desse trabalho”, disse o agricultor, Raimundo José.