A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres realizou, nesse 8 de março, um grande aulão na Rua das Sombrinhas, no Morro do Alecrim, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O evento reuniu mulheres de diversas idades em um momento especial de integração, reflexão e conscientização sobre a importância da valorização feminina na sociedade.
“Quero parabenizar todas as mulheres, as mulheres de Caxias e as mulheres mundo afora. É um dia marcado por lutas, mas também por conquistas. Nós temos os eixos trabalhados, e um deles é a saúde da mulher. Hoje, estamos aqui com uma representação de mulheres que procuram a sua saúde. É isso que queremos: mulheres que lutam por seus direitos, mas que também lutam por sua qualidade de vida”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.
“É um dia histórico, que comemoramos com muita luta, mas também com muita resistência. Precisamos refletir sobre a necessidade de combater a violência e garantir os direitos das mulheres. Buscamos dignidade e respeito perante a sociedade”, disse Jesus Andrade, coordenadora do grupo Mulheres e Meninas de Caxias (MA).
“Eu deixo meu abraço a todas as mulheres. Não adianta sonhar sem ter saúde. Então, em primeiro lugar, a saúde”, disse Elza, integrante do Programa Mulheres em Movimento.
Mais do que uma celebração, o encontro teve o objetivo de alertar as mulheres sobre a violência de gênero, reforçando que nenhuma forma de agressão deve ser considerada comum ou aceitável. Além disso, a ação destacou a importância do cuidado com a saúde física e mental, incentivando hábitos que garantam uma vida mais equilibrada e saudável. A iniciativa integra o Programa Mulheres em Movimento, que visa proteger, informar e empoderar as mulheres, promovendo momentos que fortalecem a luta por direitos e qualidade de vida.
“É importante este aulão para homenagear as mulheres, mas não adianta ter outras coisas e não ter saúde. Nosso foco é que as mulheres se sintam homenageadas, mas que não percam o foco de cuidar da saúde”, disse Karoline Alves, professora de dança.
“Sem saúde não somos nada, porque, às vezes, temos jornadas triplas e precisamos nos cuidar. A gente cuida da família e vai se deixando para depois, e este dia serve para nos lembrarmos da nossa importância na sociedade”, frisou Patrícia Máximo, do setor comercial da LabTeste, empresa amiga da saúde da mulher.