Maternidade Carmosina Coutinho presta homenagem a colaboradoras no Dia Internacional da Mulher

A Maternidade Carmosina Coutinho realizou, nesse 8 de março, uma emocionante homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A celebração religiosa aconteceu na recepção da unidade de saúde, reunindo funcionárias e pacientes em um momento de fé, gratidão e reflexão sobre a importância da mulher na sociedade. Durante o evento, também foi realizada uma palestra sobre autocuidado e saúde íntima.

“Hoje venho falar com as mulheres da maternidade sobre saúde íntima, como se conhecer e como cuidar da saúde pélvica, porque muitas mulheres têm disfunções e não sabem as causas. As mulheres estão cada vez mais autônomas”, disse Daniela Carvalho, fisioterapeuta pélvica.

“Hoje é o Dia Internacional da Mulher, mas essa história começou em 1856, quando mulheres reivindicavam melhores condições de trabalho e mais respeito. Ainda clamamos por melhores condições de vida. O que seríamos nós sem as mulheres? A mulher tem um papel primordial, pois se coloca à disposição em qualquer atividade. E, em qualquer papel que exerça, que ela tenha o respeito devido”, disse Padre Divino, pároco.

“É muito importante, porque somos batalhadoras. Nós somos colaboradoras, estudiosas, trabalhadoras, estamos sempre na luta do dia a dia. E a maternidade é ainda mais acolhedora por ser o local onde nascem as crianças que vão se transformar em grandes mulheres”, disse Valdirene, assistente social.

Com mais de 80% do seu quadro de colaboradores formado por mulheres, a maternidade é o local onde mais de 400 nascimentos acontecem todos os meses. A força e dedicação dessas profissionais, que cuidam da saúde materno-infantil com excelência, foram exaltadas. Além disso, na unidade, nascem mais meninas do que meninos. A homenagem também representou um momento de valorização e reconhecimento do papel fundamental das mulheres na saúde e no cuidado com as famílias.

“Hoje é o dia delas, e viemos aqui parabenizar todas as mulheres da maternidade, mas também das demais unidades hospitalares, Unidades Básicas de Saúde e outros setores, que muitas vezes passam despercebidas, mas são de grande importância para a promoção da saúde no nosso município”, disse Ângelo Couto, secretário municipal de Saúde.

“Em alusão a este dia, não poderíamos ter encontrado uma forma melhor de comemorar senão com uma celebração eucarística, realizando essa homenagem aqui dentro da unidade, onde dedicamos a maior parte do nosso dia empenhadas em prol da saúde das mulheres de Caxias e região. Acredito que 80% da equipe seja formada por mulheres. E, na noite de ontem, mais de 70% dos nascimentos foram de meninas”, disse Andrea Gouveia, gestora da Maternidade Carmosina Coutinho.