Projeto “Cuidando da Saúde para Melhor Servir” incentiva bem-estar e qualidade de vida de servidores

A Secretaria Municipal de Educação Ciências e Tecnologia lançou nesta segunda feira (10), o projeto “Cuidando da saúde para melhor servir”. O lançamento aconteceu no auditório Prof. Manoel de Páscoa Medeiros Teixeira ‘Passinho’, nas dependências da secretaria. O momento serviu para compartilhar informações sobre a importância da saúde física e mental, que ajuda a prevenir e tratar doenças, melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar.

“Através da palestra que foi ministrada e da dança mostramos para o trabalhador a importância da atividade física dentro do próprio setor, e a prática de exercícios pelo menos três vezes por semana”, explicou a educadora física, Kelma Lima, uma das coordenadoras do projeto em saúde.

Para o professor Joubeth Cardoso, educador físico, a prática regular da atividade física ajuda a combater o sedentarismo. O foco será uma competição que ocorrerá no mês de outubro. “Foi provado mais uma vez depois da pandemia, que a prática da atividade física é a melhor maneira de se combater o sedentarismo. E, esse projeto da Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologia vai culminar com uma grande corrida rústica que será realizada no dia 15 de outubro, Dia do Professor. Os trabalhadores terão tempo para se preparar e mostrar nesse dia que realmente aderiram essa causa da atividade física”, completou ele.

Os profissionais de saúde, ainda destacaram que a prática de exercícios reduz o estresse, os sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, além de proporcionar a socialização e a boa convivência.

“Sabemos que temos uma demanda muito grande de professores que possuem comorbidades. Então a prática da atividade física será um fator que irá favorecer a saúde desse servidor ou servidora”, enfatizou Maria Edna Pereira, coordenadora de Supervisão Escolar.

Para a secretária municipal adjunta de Ensino, Alexsandra Maciel, o aulão de dança em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, foi o dia ‘D’ do projeto que também estabelece novo horário de trabalho dos servidores e atendimento ao público na Secretaria de Educação. “Esse projeto foi pensando em nossos servidores. Que após o horário de trabalho, das 7h30 até 11h30 e das 13h30 às 16h30, esse servidor tenha uma oportunidade de fazer uma atividade física para melhor servir no cotidiano as pessoas que vem resolver suas demandas aqui na secretaria. Esse é o objetivo do projeto”.

“O projeto traz a possibilidade de nós, profissionais da educação que atuamos na Secretaria, termos um tempo para cuidarmos de nós mesmos. Porque se não fizermos isso, como cuidaremos dos outros? Quem não cuida de si, não cuida de ninguém. Sempre alegamos a falta de tempo. Então, é muito importante organizarmos nosso horário de trabalho para um tempo hábil de praticar uma caminhada, fazer uma dança ou correr, por exemplo. Praticar o autocuidado”, finalizou a professora Drª Elizângela Martins.