Secretaria Adjunta de Proteção Animal atende e orienta moradores do Residencial Eugênio Coutinho

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção Animal, vem realizando ações de conscientização e fiscalização sobre a presença de animais de grande porte em locais de uso público. Desta vez, atendendo ao chamado da população, a pasta esteve presente em um espaço poliesportivo do Residencial Eugênio Coutinho devido à presença de animais de grande porte sendo alimentados no local, o que resultava na eliminação de dejetos na área.

O Secretário Adjunto de Proteção Animal, Claudio da ONG, falou sobre as medidas a serem tomadas. “Quando fomos procurados, a nossa equipe se deslocou de imediato, mas, infelizmente, como houve um vídeo do local que vazou, quando viemos para fazer as apreensões, os tutores desses animais os capturaram e levaram. No entanto, já temos noção de quem são esses tutores, que estão entrando e sujando a quadra poliesportiva. Nós vamos notificá-los e multá-los, porque o trabalho de educação e conscientização já está sendo feito. Hoje, a população já tem conhecimento dessas apreensões, e esse será o nosso compromisso. Afinal de contas, os animais de grande porte estão colocando em risco a vida de pessoas inocentes, de pedestres, além de comprometer a estética do nosso bairro”, disse.

Além disso, o secretário destacou que uma audiência pública será realizada com os moradores do bairro. “Acertei também aqui, a pedido da gestão, uma audiência pública com o presidente da associação do bairro, onde vamos ouvir a população para que possamos colocar em prática os anseios dela”, contou.

O presidente da Associação de Moradores do Residencial Eugênio Coutinho, Rafael Cantuária, falou sobre a importância da conscientização da comunidade. “Peço aos moradores consciência para não deixarem seus cavalos soltos. Os moradores têm que abraçar a causa para que tudo funcione da melhor forma”, disse.

Animais de grande porte, ao circularem em áreas destinadas ao lazer e ao esporte da comunidade, representam riscos para os frequentadores, além de prejudicar o uso adequado desses espaços. No Residencial Eugênio Coutinho, a quadra poliesportiva é utilizada por crianças e adolescentes para a prática de esportes, além de mulheres da comunidade que utilizam o espaço para atividades físicas.

Ilmara Cristina, moradora do bairro, ressaltou a necessidade de uma solução rápida. “Esse espaço é utilizado para atividade física, as crianças brincam aqui, a igreja também utiliza essa área, e a presença desses animais tem atrapalhado. É importante que seja dada uma resposta à comunidade. A ação foi muito rápida”, finalizou.