Profissionais de diferentes órgãos planejam ações da Busca Ativa Escolar

A Coordenação da Busca Ativa Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, reuniu-se com representantes de diversos órgãos municipais para planejar ações da Busca Ativa Escolar, com o objetivo de evitar que crianças deixem de frequentar as escolas e trabalhar para que as que se evadiram possam retornar às unidades de ensino. As ações visam identificar estudantes desde a educação infantil até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia que visa identificar, controlar e acompanhar estudantes em situação de risco ou evasão escolar. A secretária adjunta de Educação, Ciências e Tecnologia, Alessandra Maciel, falou da importância do encontro. “Nós tivemos a explanação da Busca Ativa com todos os setores da rede municipal de Caxias, onde juntos firmamos uma parceria da Busca Ativa dos nossos protagonistas da educação, que são nossos alunos. Isso é muito importante. Foi muito exitoso esse momento de troca de experiências”, disse.

A coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar, Valéria Almeida, destacou a parceria entre os setores. “Hoje foi dado início ao primeiro contato com a rede intersetorial, no qual todos nós discutimos o papel de cada um e a sua grande importância nesse desafio, que é resgatar os alunos que estão fora da escola. O município fez a adesão à Busca Ativa Escolar, e uma das etapas é essa: montar o comitê de grupo, onde todos nós, enquanto município, iremos atrás desses alunos que, por algum motivo, tiveram que sair da escola”, explicou.

O encontro, que contou com a participação de profissionais das secretarias municipais de Educação, Ciências e Tecnologia; Saúde; Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa; Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres; Juventude; Direitos das Pessoas com Deficiência; Conselho Tutelar, dentre outras áreas, foi uma oportunidade para fortalecer a articulação para o trabalho em conjunto.

Acenilde Alves, conselheira tutelar, ressaltou que o momento é de fortalecimento do trabalho. “O Conselho veio abraçar essa causa junto com a Educação, fortalecer, assim como os demais órgãos, todos juntos. E é bem melhor assim, para que a gente consiga tirar muitos adolescentes desse mundo cruel, porque, de fato, se ficarem sem aula, irão para uma outra posição errônea, o que não queremos que aconteça”, frisou.

A Busca Ativa Escolar é também uma das metas do Selo UNICEF, que prima pela permanência de todas as crianças na escola. Aline Raynara, representante da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, destacou que o trabalho é desafiador. “É desafiador, porém o trabalho em rede fortalece essa ação que será realizada frente à Busca Ativa Escolar. A Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres tem muito a contribuir nesse desafio”, finalizou.