No próximo dia 22 de março, a gestão municipal deve entregar, totalmente revitalizado, o Projeto Dom Luís D’Andrea, no bairro Mutirão. Nessa segunda-feira (17), o prefeito Gentil Neto, acompanhado de sua equipe, realizou uma visita técnica às obras de revitalização do prédio. O espaço, que antes abrigava o Projeto Mãos Amigas, passa por uma reforma completa para oferecer melhores condições às crianças e adolescentes da comunidade. Com isso, a gestão municipal segue apoiando projetos sociais que promovem educação e inclusão.
“Dentro da Proteção Social, este é um dos quatro polos que vamos entregar neste final de semana. Este projeto visa dar assistencialismo e acolhimento a essas crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos. Nós vamos oferecer todo apoio educacional, esporte e lazer, dando suporte para que elas tenham qualidade de vida. Quando a gente investe na nossa infância, estamos investindo no futuro de nossa cidade. E é isso que estamos fazendo, oferecendo equipamentos com bons profissionais para que possamos contribuir com serviços de qualidade”, disse Gentil Neto, prefeito de Caxias (MA).
“Quero aqui parabenizar a gestão municipal pelo trabalho que vem realizando em Caxias. Estamos aqui mostrando o nosso compromisso, doamos mobília e ar-condicionado para que este serviço seja melhor ofertado à comunidade. Além do serviço, há todo um trabalho espiritual”, disse Daniella, deputada estadual.
“É um projeto da Igreja em parceria com a Prefeitura de Caxias, onde vamos atender a primeira e segunda infância, ou seja, crianças de 7 a 14 anos, com acolhimento e dignidade. Serão ofertadas diversas atividades, teremos professores, dança, profissionais voluntários e apoio nutricional. Vocês podem ver como este espaço melhorou. E o prefeito Gentil Neto quer investir em nossa população”, disse Adriana Raquel, secretária municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.
Inspirado no modelo do Centro Educacional São Francisco de Assis, no Seriema, o novo projeto será uma obra social ligada à Igreja Católica, por meio da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Cohab, mas vinculado à Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa. A estrutura revitalizada permitirá a realização de atividades educativas e recreativas, proporcionando um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento dos jovens. A parceria entre o poder público e a igreja fortalece a rede de apoio às famílias mais vulneráveis da região.
O Projeto Dom Luís D’Andrea atenderá crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, oferecendo aulas de reforço e atividades complementares, como dança, capoeira, balé, judô e jiu-jitsu. Essas atividades têm o objetivo de promover não só o aprendizado, mas também a socialização, a disciplina e o espírito de coletividade. A expectativa é que o espaço se torne um ponto de transformação social, oferecendo novas oportunidades e um futuro melhor para a juventude do bairro Mutirão.
“É um projeto da Igreja, Paróquia Nossa Senhora das Graças, que tem essa parceria com a Prefeitura por meio da Proteção Social. Aqui, nós vamos acolher crianças, adolescentes e jovens, trabalhando o desenvolvimento social, espiritual, reforço escolar e outras atividades, além de diversas modalidades esportivas para desenvolver o trabalho em equipe”, frisa Ana Maria, supervisora do Projeto Dom Luís D’Andrea.
“A proposta é fazer com que este projeto acolha as crianças mais vulneráveis da nossa comunidade, dando-lhes a possibilidade de ter um futuro melhor. Elas terão assistência na arte, na educação, na cultura e na espiritualidade. Vamos trabalhar a catequese com nossas crianças. É um projeto que conta com colaboradores e voluntariado”, disse padre Gotardo de Freitas, pároco da Igreja Nossa Senhora das Graças.