Profissionais da Coordenação Municipal de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, finalizaram o ciclo para coleta de informações junto aos postos de combustíveis. Foram 30 estabelecimentos visitados, sendo que todos estavam trabalhando de forma regular e dentro dos padrões.
“Hoje, nós encerramos, totalizando 30 postos de combustíveis, porque nós fazemos a atualização dos postos antigos e fazemos o registro e cadastro dos novos. Então, nós vamos fazer isso para atualizar o sistema do Ministério da Saúde e torná-lo ciente dos novos postos que estão se cadastrando e surgindo na cidade. O Ministério da Saúde precisa saber quais são os pontos que contam com postos de combustíveis, o tipo de serviço que eles fornecem e quais são os produtos que eles manuseiam e manipulam”, frisa Michele Melo, Coordenadora Municipal da Vigilância em Saúde Ambiental.
São informadas também a destinação final dos depósitos, dos frascos que são utilizados, as condições de trabalho e da própria água que é fornecida para os trabalhadores dentro daquele estabelecimento.
Edilene Villanova, gerente de posto de combustíveis, falou que é muito importante ficar atualizada e andar sempre correta, seguindo todas as normas. “Aqui o posto tem essa preocupação com o trabalhador, sempre está observando, incentivando que eles usem os equipamentos”, disse ela.
No questionário realizado pelos servidores da Vigilância em Saúde Ambiental, constam as coordenadas de georreferenciamento, potenciais contaminantes humanos e ambientais, acondicionamento e destinação final dos resíduos produzidos, utilização de EPIs e forma de abastecimento de água para consumo, dentre outros itens.